Como o Streptococcus mutans contribui para a formação da cárie dentária?

Índice

Como o Streptococcus mutans contribui para a formação da cárie dentária?

Como o Streptococcus mutans contribui para a formação da cárie dentária?

O Streptococcus mutans é um microrganismo intimamente associado à cárie dentária, apresentando a capacidade de sintetizar polissacarídeos extracelulares aderentes, a partir da sacarose, e polissacarídeos intracelulares a partir de carboidratos fermentáveis.

Como esses Pecs contribuem para tornar o biofilme dental mais cariogênico?

O PEC, um produto do metabolismo bacteriano promove a aglutinação de bactérias ao dente formando a placa bacteriana. Para ser cariogênica, a placa bacteriana deve manter um pH baixo (acidez) por tempo prolongado e atuar como membrana que impede a diluição na saliva, dos ácidos produzidos pelas bactérias.

O que faz com que a bactéria Streptococcus mutans seja considerada um microrganismo cariogênico?

(1999) estabeleceram que os Streptococcus mutans constituem um grupo heterogêneo de bactérias altamente cariogênicas pelas seguintes características: capacidade de colonizar o dente, produzir polissacarídeo extracelular a partir da sacarose, ser altamente acidogênico e acidúrico e metabolizar glicoproteínas salivares.

Qual a relação entre placa dental e atividade de cárie?

A etiologia da cárie dentária se encontra multifatorial, sabe-se que é causada por produtos ácidos gerados por bactérias na placa dental, formada nas superfícies do esmalte dentário.

Por que os Streptococcus mutans são os principais micro organismos envolvidos no processo da cárie?

A cárie é uma doença bacteriana cujo agente principal é o Streptococcus mutans que produz um ácido capaz de desmineralizar o esmalte dentário. Existem também o Lactobacillus sp e a Actinomyces sp que juntos ao Streptococcus mutans danificam as estruturas dentárias.

Como ocorre o processo de iniciação da cárie dentária?

A cárie é uma doença infecto-contagiosa, de caráter crônico, causada pelo processo de desmineralização da superfície dental por ácidos orgânicos provenientes da fermentação dos carboidratos da dieta, pelas bactérias.

O que torna a placa dentária um tipo de biofilme?

A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microorganismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente.

Como identificar Streptococcus mutans?

mutans, poucas amostras de colostro apresentam a bactéria. A presença de bactéria na saliva de neonatos pode estar relacionada ao contato antes do nascimento. O tratamento odontológico e os hábitos de higiene parecem influenciar na detecção de S. mutans em amostras de saliva e colostro maternos.

Qual o papel do biofilme na cárie?

O biofilme dentário tem um papel ativo no desenvolvimento da doença cárie. ... Como a saliva não apresenta grandes concentrações de glicose, as glicoproteínas são a principal fonte de açúcares para as bactérias do biofilme.

Postagens relacionadas: