Como aconteceu o acidente com Césio 137 em Goiânia?
Índice
- Como aconteceu o acidente com Césio 137 em Goiânia?
- Quais foram os danos ao meio ambiente do Césio 137?
- Quais as causas e consequências da contaminação radioativa e na cidade de Goiânia?
- Quais foram as consequências do acidente de Goiânia?
- Como ocorreu o acidente de Goiânia?
- Como aconteceu o acidente do Césio?
- Quais foram os impactos do desastre nuclear do Césio 137 ao meio ambiente e à saúde da população local?
- Como Chernobyl afetou o meio ambiente?
- Quais as consequências do contato do césio 137 no corpo e na vida dessas pessoas?
- Quais os riscos biológicos que o césio 137 causou e pode causar?

Como aconteceu o acidente com Césio 137 em Goiânia?
O acidente com césio-137 em Goiânia ocorreu quando uma cápsula de césio-137 foi tirada de um hospital desativado, sendo violada e espalhada entre dezenas de pessoas. Em 1987, Goiânia, Goiás, entrou para a lista de acidentes radioativos que assustaram pessoas no mundo inteiro.
Quais foram os danos ao meio ambiente do Césio 137?
Césio-137 de Goiânia O maior acidente radioativo da América ocorreu em 1987, no município de Goiânia (GO). ... Além disso mais 6 mil toneladas de lixo radioativo foram enterradas e 6 mil pessoas atingidas indiretamente pela radiação emitida.
Quais as causas e consequências da contaminação radioativa e na cidade de Goiânia?
A contaminação em Goiânia originou-se de uma cápsula que continha cloreto de césio — um sal obtido a partir do radioisótopo 137 do elemento químico césio. A cápsula radioativa era parte de um equipamento radioterapêutico, dentro do qual se encontrava revestida por uma caixa protetora de aço e chumbo.
Quais foram as consequências do acidente de Goiânia?
A radiação do Césio-137 causou a morte de quatro pessoas e a geração de 3.430 metros cúbicos de rejeitos radioativos (6 mil toneladas), não podendo, entretanto, ser confundido ou comparado com um acidente nuclear, como o de Chernobyl, cuja magnitude é muitas ordens de grandeza maior. ...
Como ocorreu o acidente de Goiânia?
Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.
Como aconteceu o acidente do Césio?
Em 13 de setembro de 1987 teve início o maior acidente radiológico do Brasil, em Goiânia, capital do estado de Goiás. A fonte causadora do desastre foi um aparelho de radioterapia deixado em uma clínica desativada. O equipamento foi encontrado por catadores e levado para um ferro-velho.
Quais foram os impactos do desastre nuclear do Césio 137 ao meio ambiente e à saúde da população local?
Os impactos de um acidente nuclear: O césio, inclusive, se desintegra e dá origem ao Bário 137m (por isso o nome césio-137) e passa a emitir radiações gama, que são extremamente nocivos à saúde porque possuem um grande poder de penetração, invadindo as células do organismo e podendo levar até à morte.
Como Chernobyl afetou o meio ambiente?
Até 30% das 190 toneladas métricas de urânio de Chernobyl foram emitidas na atmosfera e a União Soviética acabou evacuando 335 mil pessoas, definindo uma a “zona de exclusão” com um raio aproximado de 30 km do reator.
Quais as consequências do contato do césio 137 no corpo e na vida dessas pessoas?
As entrevistas evidenciaram que as pessoas que tiveram alguma forma de contato com o elemento químico césio-137 ainda sofrem problemas de saúde, entre eles: radiodermite, queimaduras em várias partes do corpo, imunidade baixa, perda de cabelo, e a dificuldade para receber atendimento hospitalar.
Quais os riscos biológicos que o césio 137 causou e pode causar?
Todos que foram enviados para esse hospital apresentavam contaminação interna e externa, radiodermites severas e sérios problemas no sistema hematopoiético. Até o final daquele ano fatídico morreram quatro pessoas: Maria Gabriela Ferreira, com 37 anos, esposa do Devair Alves Ferreira, no dia 87.