Quais são as formas de transmissão da doença de Chagas?

Índice

Quais são as formas de transmissão da doença de Chagas?

Quais são as formas de transmissão da doença de Chagas?

Transmissão: O Trypanosoma entra no sangue a partir do contato das fezes do inseto “barbeiro” com a pele ferida ou com a mucosa do olho, ou pela ingestão de alimentos contaminados com esse material. Pode ocorrer também recebendo transfusão de sangue ou transplante de pessoas com a doença.

Como se contamina com o barbeiro?

O barbeiro se contamina ao picar animais que estejam infectados pelo Trypanosoma cruzi. Portanto, o barbeiro adquire o parasita picando uma pessoa infectada, permanece com ele em seu intestino pelo resto da vida e o transmite ao picar uma nova vítima.

Como o barbeiro se infecta com o parasita?

1. O barbeiro infectado com o parasita pica uma pessoa 2. Depois de sugar o sangue, o inseto deposita fezes na pele da pessoa. É no intestino do barbeiro que os parasitas se reproduzem 3. A pessoa se infecta com o Trypanossoma cruzi quando se coça 4. Os parasitas invadem primeiro as células da pele e depois a circulação sanguínea 5.

Como identificar um “barbeiro”?

Como identificar um “barbeiro”? Como identificar um “barbeiro”? Uma doença que tem muitos casos em países da América Central e da América do sul é a Doença de Chagas. Ela é causada por protozoários do gênero Trypanosoma, sendo a espécie Trypanosoma cruzi a mais conhecida por infectar seres humanos.

Por que a picada do barbeiro pode surgir?

Aumento do tamanho do fígado e do baço também podem ocorrer. Numa minoria de pacientes, pode surgir um nódulo inflamado no local da picada do barbeiro, conhecido como um chagoma. Se a picada for ao redor de um dos olhos, é comum surgir um inchaço da pálpebra superior e inferior, conhecido como sinal de Romaña.

Quais os barbeiros que podem transmitir a doença de Chagas?

No Brasil, as espécies de barbeiros que podem transmitir a doença de Chagas são o T. brasiliensis, Panstrongylus megistus, T. pseudomaculata e T. sordida. Apesar de grande parte da população acreditar que a principal fonte de contaminação da doença é pela picada do mosquito, existem outras maneiras de se infectar com a doença:

Postagens relacionadas: