O que é gestão social para o Serviço Social?

Índice

O que é gestão social para o Serviço Social?

O que é gestão social para o Serviço Social?

A Gestão Social é um campo de atuação para o profissional formado em Serviço Social, que tem como uma de suas funções, realizar um diagnóstico para atuar nas diversas expressões da questão social que são apresentadas, desvelando a realidade desses sujeitos buscando apresentar respostas profissionais sustentáveis para ...

O que é a gestão social?

Gestão Social está preocupada com as relações entre tecnologia, ciência e sociedade. A perspectiva da Gestão Social se estrutura a partir de dois focos: o social em complementariedade ao econômico e no foco do espaço público, como lócus de interface entre a sociedade civil e o Estado. ...

Quais as principais contribuições do A assistente social na política de assistência social?

Pela sua formação e experiência, os/as assistentes sociais têm uma função estratégica na análise crítica da realidade, no sentido de fomentar o debate sobre o reconhecimento e defesa do papel da assistência social e das polí- ticas sociais na garantia dos direitos e melhoria das condições de vida; isso sem superestimar ...

Quais são as principais atividades desenvolvidas pelo assistente social na instituição?

Suas incumbências envolvem o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais que proporcionem o bem-estar e a integração do indivíduo na sociedade. Exclusão social, habitação, gênero, fome, menores abandonados e população penitenciária são algumas de suas principais preocupações.

Quais são os princípios da gestão social?

Destas 9 categorias puderam ser extraídos 6 princípios, enunciados abaixo: P1: A gestão social tem como objetivo o interesse coletivo de caráter público. P2: A orientação de valor da gestão social é o interesse público. ... P5: A gestão social é um processo participativo, dialógico, consensual.

São características da gestão social?

[A] gestão social é um campo de saberes e práticas referentes aos modos de gerir interorganizações, territórios e relações sociais, sendo orientado por uma ideologia social e do interesse público, orquestrando diferentes escalas e tipos de poder.

Quem é o assistente social nas políticas sociais locais?

Corrêa, Daniela y Magalhães, Cláudio Márcio (2017): “Intervenção social: a atuação do assistente social nas políticas sociais locais e o desenvolvimento local”, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, (octubre-diciembre 2017). En línea:

Qual a atuação do assistente social?

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA GESTÃO MUNICIPAL DA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Daniela Cima Cardoso Helenara Silveira Fagundes

Quais são as condições de trabalho dos assistentes sociais?

A pesquisa evidenciou que as condições de trabalho dos assistentes sociais se assemelham ao conjunto dos trabalhadores brasileiros, o que não pode ser desconsiderado nas análises sobre o exercício profissional.

Qual a origem dos assistentes sociais?

Os assistentes sociais ingressaram nos anos 90, como uma categoria que também é pesquisadora, reconhecida, como tal, pelas agências de fomento (Iamamoto, 1998:51).

Postagens relacionadas: