Como varia a energia interna em função da temperatura?
Índice
- Como varia a energia interna em função da temperatura?
- Quanto maior for o calor específico de uma substância mais fácil ela sofrerá variações de temperatura?
- Pode um gás aumentar de temperatura sem ganhar calor?
- Como pode ser entendido o calor específico de um corpo?
- Quanto maior o calor específico de uma substância mais rapidamente ela se aquece ou se resfria?
- Por que a energia interna U dê um gás ideal depende apenas da temperatura?
- O que possui maior calor específico a água ou a areia?
- O que acontece quando um gás recebe calor?
- Como funciona o conceito de calor?
- Como o calor é produzido em nosso organismo?
- Como ocorre a perda de calor?
- Como calcular a quantidade de calor absorvida pela substância?

Como varia a energia interna em função da temperatura?
Quanto maior for a temperatura de um corpo, maior será a sua energia interna, portanto, maior será a sua capacidade de realizar algum trabalho. Além disso, a energia interna de gases monoatômicos, por exemplo, é dada exclusivamente pela soma da energia cinética de cada átomo do gás.
Quanto maior for o calor específico de uma substância mais fácil ela sofrerá variações de temperatura?
Quanto maior for o calor específico, mais difícil será o aquecimento e o resfriamento do material, sendo assim, podemos entender que a areia possui um calor específico menor que o da água, o que justifica sua maior facilidade para sofrer variações de temperatura.
Pode um gás aumentar de temperatura sem ganhar calor?
Essa conclusão decorre da Lei de Joule segundo a qual quando um gás se expande sem realizar trabalho (por exemplo, para dentro de câmara evacuada) e sem receber ou dar calor, a temperatura do gás não muda (para gás ideal).
Como pode ser entendido o calor específico de um corpo?
O calor específico é definido como a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma substância sofra aumento ou diminuição de temperatura de 1°C. ... Cada substância possui um determinado valor de calor específico, que é geralmente expresso em cal/g.
Quanto maior o calor específico de uma substância mais rapidamente ela se aquece ou se resfria?
O calor específico não indica a quantidade de calor necessária para que cada grama ou mol de uma substância aumente a sua temperatura em 1°C, mas indica o calor necessário para a variação de 1 °C. Isso significa que pode ocorrer tanto aumento quanto diminuição da temperatura do corpo.
Por que a energia interna U dê um gás ideal depende apenas da temperatura?
Portanto, não há fluxo de energia associada ao calor entre a amostra de gás ideal e a vizinhança. Desta maneira, sendo W = 0 e Q = 0, temos, pela primeira lei da Termodinâmica, que ΔU = 0. ... Portanto, a energia interna de uma amostra de gás ideal só depende da sua temperatura.
O que possui maior calor específico a água ou a areia?
A partir da tabela, podemos reparar que o calor específico da areia é bem menor que o da água, logo, a quantidade de energia necessária para aquecer a areia é menor e, por isso, seu aquecimento ocorre mais rápido.
O que acontece quando um gás recebe calor?
Assim, podemos dizer que se o gás recebe calor e mantém o volume constante, o calor que ele recebeu foi transformado em energia interna, pois houve aumento na temperatura. Agora, caso o gás mantenha o mesmo volume mesmo ao ser resfriado, dizemos que o calor que ele perdeu foi igual à perda de energia interna.
Como funciona o conceito de calor?
Ao estudarmos os conceitos de Calor, vimos que quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato térmico, a temperatura do corpo mais quente começa a diminuir enquanto a do corpo mais frio começa a aumentar. Dessa forma, dizemos que o corpo mais quente perde energia na forma de calor para o corpo com menor energia térmica.
Como o calor é produzido em nosso organismo?
O calor é produzido em nosso ambiente interno, dentro do organismo, em função de nosso metabolismo. Esse calor, porém, deve seguir em direção à pele e posteriormente em direção ao ambiente externo ao nosso corpo, tudo isso para que nossa temperatura (interna) seja mantida em valores constantes.
Como ocorre a perda de calor?
Com a perda intensa de calor, as reações químicas que ocorrem no organismo desaceleram, e o metabolismo fica bastante reduzido. Em pouco tempo, se a baixa temperatura persistir, as funções neurológicas e motoras se deterioram e o indivíduo pode morrer.
Como calcular a quantidade de calor absorvida pela substância?
Para se calcular as quantidades de calor absorvidas pela substância, é necessário levar em conta os trechos em que há variação da temperatura (quantidade de calor sensível) ou mudança de fase (quantidade de calor latente). Assim, temos: trecho AB: QS= Q1-0=m .cs . (P.F.- θ0 )