Como o barbeiro contamina o açaí?
Índice
- Como o barbeiro contamina o açaí?
- Por que consumir açaí e caldo de cana manufaturados e novo fator de risco para a infecção?
- Como saber se o açaí é puro?
- Tem sido registrados em forma de surto Caracterizando-se por um grupo de pessoas reunidas em um mesmo lugar que ao ingerirem um mesmo tipo de alimento adoecem quase que simultaneamente com quadro febril e manifestações gerais de uma infecção sistêmica O açaí foi o alimento associado ao maior número de casos?
- Quando o açaí é contaminado?
- Como pode ser comercializado o açaí?
- Será que o açaí servido assim pode gerar problemas?
- Como foi realizada a pesquisa sobre açaí no Pará?

Como o barbeiro contamina o açaí?
Isso porque o mosquito barbeiro é atraído pela luz. Voando por ali, o inseto deposita suas fezes onde o açaí é manipulado ou até mesmo é macerado junto ao suco da fruta.
Por que consumir açaí e caldo de cana manufaturados e novo fator de risco para a infecção?
O açaí e o caldo de cana industrializados devem possuir registro no Ministério da Agricultura e passar por processos de lavagem e pasteurização, que eliminam qualquer possibilidade de sobrevivência do Trypanosoma cruzi. Desta forma o risco de infecção é para aqueles que consomem a polpa ou caldo frescos.
Como saber se o açaí é puro?
A forma mais fácil de identificar se houve mistura é pela sua tonalidade. Quando o açaí é obtido exclusivamente do fruto ele tem uma cor bem escura, próxima do roxo, similar a um vinho escuro. Se misturado pode apresentar tonalidades cinzentas ou um roxo mais claro.
Tem sido registrados em forma de surto Caracterizando-se por um grupo de pessoas reunidas em um mesmo lugar que ao ingerirem um mesmo tipo de alimento adoecem quase que simultaneamente com quadro febril e manifestações gerais de uma infecção sistêmica O açaí foi o alimento associado ao maior número de casos?
No Brasil, dentro e fora da região amazônica, muitos casos de DCA têm sido registrados em forma de surto caracterizando-se por um grupo de pessoas reunidas em um mesmo lugar que ao ingerirem um mesmo tipo de alimento adoecem quase que simultaneamente com quadro febril e manifestações gerais de uma infecção sistêmica.
Quando o açaí é contaminado?
Assim, o açaí em geral é contaminado quando um barbeiro, inseto vetor da doença de chagas, ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. Às vezes reservatórios utilizados na produção do vinho de açaí também podem ser contaminados.
Como pode ser comercializado o açaí?
O açaí pode ser comercializado de diversas maneiras, dentre as quais: porções para o comércio, como o açaí no copo, o açaí na tigela com vários complementos — como as coberturas, o leite em pó e as farofas doces; em caixas, que vão de 5 a 10L e são vendidas no atacado para outros comerciantes de sua região ou de fora dela;
Será que o açaí servido assim pode gerar problemas?
No entanto, o açaí servido assim pode gerar problemas, como os cristais que são criados durante o endurecimento na armazenagem. Esse defeito pode ser reduzido se o açaí for feito em um maquinário especializado, no qual congelamento e mistura ocorrem rapidamente.
Como foi realizada a pesquisa sobre açaí no Pará?
A pesquisa foi realizada a pedido do Ministério da Saúde, depois que, somente no ano de 2006, foram registrados 430 casos da doença no estado do Pará. “Entre os pacientes, o que havia em comum era o fato de as pessoas terem ingerido açaí em determinados pontos de venda”, lembra o biólogo Luiz Augusto Corrêa Passos, um dos autores do estudo.