Qual o papel da placa bacteriana biofilme dentário no surgimento e desenvolvimento das doenças periodontais?
Índice
- Qual o papel da placa bacteriana biofilme dentário no surgimento e desenvolvimento das doenças periodontais?
- Como o acúmulo de biofilme pode gerar a resposta inflamatória dos tecidos periodontais?
- Qual é a hipótese de placa aceita nos dias atuais para que aconteça a transição de um estado de saúde para uma condição de doença periodontal?
- Quais os fatores que afetam a placa biofilme sub gengival?
- Por que devemos remover a placa bacteriana da superfície dentária e das bolsas periodontais?
- Qual a importância da atenção precoce aos problemas periodontais no paciente infantil?
- Quais são os fatores que podem influenciar no acúmulo de biofilme?
- Como se forma o biofilme bacteriano?
- Como ocorre a destruição periodontal quando há transição da gengivite para periodontite?
- Quais são as sequelas da doença periodontal?
- Qual a diferença entre biofilme dentário e doença periodontal?
- Qual o mecanismo de formação da película e do biofilme dental?
- Quais as complicações da doença periodontal?
- Quais são as vantagens do biofilme?

Qual o papel da placa bacteriana biofilme dentário no surgimento e desenvolvimento das doenças periodontais?
O biofilme bacteriano desempenha um papel importante no processo patogênico. Estratégias para evitar o seu acúmulo por meio de uma boa higiene oral e de raspagem e alisamento radicular devem ser empregadas.
Como o acúmulo de biofilme pode gerar a resposta inflamatória dos tecidos periodontais?
A resposta inflamatória inicial em face do acúmulo de biofilme supragengival é caracterizada por aumento na permeabilidade do leito vascular e exsudação aumentada de componentes inflamatórios no conjuntivo adjacente aos epitélios sulcular e juncional.
Qual é a hipótese de placa aceita nos dias atuais para que aconteça a transição de um estado de saúde para uma condição de doença periodontal?
Esta hipótese é aceita até os dias atuais e sugere que a placa bacteriana subgengival presente em lesões de periodontite é qualitativa e quantitativamente diferente da placa presente em sítios saudáveis (ROSENBERG et al.,1981; HINRICHS et al., 1985; DZINK et al., 1988; ADRIAENS et al., 1988; ALBANDAR et al., 1990; ...
Quais os fatores que afetam a placa biofilme sub gengival?
Baseados nestes resultados, os autores concluíram que a microbiota subgengival foi influenciada não somente por fatores locais dentro da bolsa, mas, também, pelo ambiente supragengival e que as alterações observadas nos sítios profundos estavam associadas à redução da PS, ocasionada pelo controle do biofilme ...
Por que devemos remover a placa bacteriana da superfície dentária e das bolsas periodontais?
Remover a placa bacteriana é a chave para prevenir a doença periodontal e melhorar a saúde bucal. Uma raspagem supragengival feita pelo seu dentista é a única forma de remover a placa que se calcificou e se transformou em tártaro (cálculo dental).
Qual a importância da atenção precoce aos problemas periodontais no paciente infantil?
Os cuidados periodontais devem ter íntima relação com cuidados gerais de saúde, por isso, é importante a conduta correta das ESFs diante de doenças sistêmicas que podem estar relacionadas com a periodontite.
Quais são os fatores que podem influenciar no acúmulo de biofilme?
As propriedades físico-químicas da superfície, a composição nutricional e temperatura do ambiente também irão interferir nesta velocidade. A presença de antimicrobianos no meio pode afetar a formação de biofilmes.
Como se forma o biofilme bacteriano?
Os biofilmes são formados pela deposição e adesão de microrganismos em uma superfície de contato, formando uma matriz de exopolissacarídeos onde iniciam seu crescimento.
Como ocorre a destruição periodontal quando há transição da gengivite para periodontite?
Quando a gengivite progride para uma Periodontite, as gengivas começam a se afastar dos dentes, criando pequenas bolsas. As bactérias ficam retidas nestas bolsas, liberando substâncias que, com o passar do tempo podem debilitar a estrutura óssea que suporta o dente.
Quais são as sequelas da doença periodontal?
A doença periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos.
Qual a diferença entre biofilme dentário e doença periodontal?
Existem diferenças no tipo de biofilme dentário correlacionado à cárie e à doença periodontal. A ocorrência da doença é devida: aos efeitos nocivos de produtos derivados de microrganismos do biofilme; à existência de microrganismos patogênicos específicos no biofilme e ao aumento de determinados microrganismos indígenas em certos biofilmes.
Qual o mecanismo de formação da película e do biofilme dental?
Mecanismo de Formação da Película e do Biofilme Dental Se a superfície do esmalte limpa for exposta à saliva, em questão de segundos, se tornará recoberta por um filme orgânico com uma formação altamente seletiva. A adsorção seletiva de proteínas é o provável mecanismo pelo qual a película é formada.
Quais as complicações da doença periodontal?
Além dessas complicações restritas à cavidade bucal, a doença periodontal está relacionada com complicações sistêmicas. Isso porque as bactérias que se proliferam no local afetado podem migrar para o organismo, atingindo os pulmões e o coração.
Quais são as vantagens do biofilme?
As microcolônias podem apresentar um único microrganismo, entretanto, mais freqüentemente, são compostas por várias espécies bacterianas. O biofilme proporciona como vantagens para os microrganismos: proteção frente a fatores ambientais como os mecanismos de defesa do hospedeiro e proteção frente a substâncias potencialmente tóxicas.