Como o calcário reduz a acidez do solo?

Índice

Como o calcário reduz a acidez do solo?

Como o calcário reduz a acidez do solo?

Em linhas gerais age reduzindo a quantidade dos elementos nocivos, aumentando o nível de Cálcio e Magnésio, tornando assim o solo mais aerado, permitindo maior circulação de água e melhor desenvolvimento das raízes e, em consequência, proporcionando o aumento da atividade dos microrganismos fazendo com que a adubação ...

O que fazer para corrigir a acidez do solo?

A calagem (aplicação de calcário na preparação do solo) é uma das alternativas mais utilizadas na correção do solo. O calcário tem com o objetivo elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralizar o alumínio e corrigir o pH. ... Para uma boa incorporação e homogeneização ela deve ser feita no preparo do solo.

Como ocorre a reação de neutralização da acidez do solo?

No caso de outros corretivos da acidez de solo, que não o calcário, como a cal virgem (CaO), cal hidratada Ca (OH)2, calcário calcinado, etc., que são quimicamente bases fortes, o mecanismo de neutralização da acidez do solo baseia-se na reação da hidroxila (OPH-) com o (H+) da solução do solo.

Como o calcário reage no solo?

Aumenta a disponibilidade de fósforo; Redução da toxidez de alumínio e manganês; Aumenta a mineralização da matéria orgânica; Nas propriedades físicas do solo, aumenta a agregação, podendo reduzir a compactação.

O que fazer quando o solo é ácido?

A acidez do solo tem origem nas rochas que formam o solo, na interação do solo com o clima - principalmente em áreas onde a pluviosidade é elevada-, na absorção dos sais alcalinos pelas plantas cultivadas ou na reação de ácida de certos produtos utilizados na fertilização do solo.

O que deixa o solo ácido?

Os solos podem ser naturalmente ácidos em razão da pobreza do material de origem em cálcio, magnésio, potássio e sódio, que são as bases trocáveis do solo ou à intensidade dos processos de intemperização, que resultam em maiores teores de hidrogênio e alumínio no complexo de troca do solo e, consequentemente, também na ...

Qual é a composição do calcário?

O calcário é composto no geral de 50% ou mais de calcita e aragonita (ambos CaCO3).

O que substitui o calcário?

O Gesso substitui o Calcário. O principal papel do gesso é complexar o alumínio tóxico, principalmente aquele localizado em profundidades que o calcário tem dificuldade de atingir, por ser de baixa solubilidade. O gesso pode, ainda, servir como fonte de cálcio e enxofre.

Qual a acidez do solo?

De acordo com Brady (2009), a acidez do solo pode ser dividida duas fases, a líquida, correspondente a acidez ativa do solo, e a fase sólida, sendo essa a acidez potencial.

Como o calcário reage com a acidez?

Apesar de reagir com a acidez ativa, o calcário acaba atuando também na acidez não trocável do solo, devido ao equilíbrio entre as fases líquidas e sólidas.

Como ocorre a redução da acidez no solo?

Quando aplicamos calcário no solo, ocorrem várias reações para a redução da acidez no solo. Veja resumidamente o que ocorre, de acordo com Vitti e Priori: 1- Calcário em contato com a água (umidade do solo) forma íons no solo de cálcio e magnésio (dependendo do tipo de calcário) e ânions HCO–3 OH–

Qual o pH ideal do calcário no solo?

Esse excesso de calcário no solo pode ser chamado de super calagem. Por isso, utilizar o calcário na quantidade recomendada através da análise de solo é essencial. Como mencionei anteriormente, o pH ideal é entre 5,5 a 7 (dependendo da cultura).

Postagens relacionadas: