Onde o CFC pode ser encontrado?
Índice
- Onde o CFC pode ser encontrado?
- Qual é o gás responsável pela destruição da camada de ozônio?
- Como é composta a camada de ozônio?
- O que é o CFC e como ele prejudica a camada de ozônio?
- Como exemplo de CFC temos o?
- Em quais situações os homens utilizam o CFC?
- Quais são as principais causas da destruição da camada de ozônio?
- Qual é a principal causa da destruição da camada de ozônio *?
- Por que a camada de ozônio é destruída pelos CFCs?
- Como ocorre a formação da camada de ozônio?
- Como funciona a camada de ozônio?
- Qual a causa da perda da camada de ozônio?

Onde o CFC pode ser encontrado?
Os CFCs eram facilmente encontrados em sprays aerossóis, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos contra incêndio e solventes.
Qual é o gás responsável pela destruição da camada de ozônio?
cloro A destruição da Camada de Ozônio acontece devido, principalmente, à emissão de clorofluorcarbonos (CFCs), através de um processo catalítico onde o cloro causa a destruição de milhares de moléculas de ozônio.
Como é composta a camada de ozônio?
Na estratosfera, o ozônio é formado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-o em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).
O que é o CFC e como ele prejudica a camada de ozônio?
A quebra dos gases CFCs é danosa ao processo natural de formação do ozônio. Quando um desses gases (CFCl3) se fragmenta, um átomo de cloro é liberado e reage com o ozônio. ... Apesar de a camada de ozônio absorver a maior parte da radiação ultravioleta, uma pequena porção atinge a superfície da Terra.
Como exemplo de CFC temos o?
São derivados dos hidrocarbonetos saturados obtidos mediante a substituição de átomos de hidrogênio por átomos de cloro e flúor. Exemplos de CFC são estes : ... C2F3Cℓ3 (CFC-113); C2F4Cℓ2(CFC-114);
Em quais situações os homens utilizam o CFC?
O gás foi sintetizado em 1928, nos EUA, e fez um tremendo sucesso na indústria porque era versátil, barato e fácil de estocar. Passou a ser largamente empregado como gás refrigerante em geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e propelentes de aerossol.
Quais são as principais causas da destruição da camada de ozônio?
Como ocorre a destruição da Camada de Ozônio? ... Quando sobem para a estratosfera, os gases sofrem a ação da radiação ultravioleta liberando radicais livres que reagem com as moléculas de ozônio, formando uma molécula de oxigênio (O2) e uma molécula de óxido de cloro (CIO), provocando a destruição do O3.
Qual é a principal causa da destruição da camada de ozônio *?
A maioria dos cientistas atribuiu como principal causa para a destruição da camada de Ozônio as atividades realizadas pelo ser humano desde a Revolução Industrial, que lançaram uma enorme quantidade de CFCs e halogênios na atmosfera.
Por que a camada de ozônio é destruída pelos CFCs?
A camada de ozônio, parte da estratosfera que filtra os raios ultravioleta vindos do sol, vem sendo destruída pelos CFCs.
Como ocorre a formação da camada de ozônio?
A formação da camada de ozônio acontece quando algum tipo de radiação ou energia elétrica incide em moléculas de oxigênio (O 2), separando os átomos. Um átomo de oxigênio livre torna-se muito reativo, tendendo a combinar-se com outras moléculas próximas.
Como funciona a camada de ozônio?
A camada de ozônio ou ozonosfera funciona como filtro natural de raios solares, que são compostos por radiações eletromagnéticas, como a radiação infravermelha e raios ultravioleta, que podem causar danos à saúde humana e prejuízos ecológicos. Todavia, vale dizer também que, sem esses raios, a vida na Terra também não existira. Não pare agora...
Qual a causa da perda da camada de ozônio?
Acredita-se que 1% de perda da camada de ozônio corresponda a 50 mil novos casos de câncer de pele no mundo. A radiação também pode comprometer a visão e provocar o envelhecimento precoce. O buraco na camada de ozônio também possui relação com o efeito estufa e o aquecimento global.