Como o chorume contamina o solo?

Índice

Como o chorume contamina o solo?

Como o chorume contamina o solo?

O chorume destrói a vegetação se jogado no solo, além de contaminá-lo, e tira a oxigenação da água, matando espécies, devido a sua alta concentração de Demanda Biológica de Oxigênio (DBO). O ideal seria que a matéria orgânica que gera o líquido fosse separado e não jogado nos lixões.

Como é classificado o chorume?

Formalmente conhecido como líquido percolado de aterro, o Chorume de Lixo ou Chorume de Aterro Classe 2 é o líquido proveniente da matéria orgânica em decomposição nos aterros sanitários. É um resíduo escuro, viscoso e fétido e também atrai vetores de doenças, como moscas e roedores. ...

O que é e como se forma o chorume?

É o resultado da decomposição e putrefação de matéria orgânica, sendo muito encontrado nos lixões a céu aberto. Além da coloração escura, possui textura viscosa e um cheiro muito forte. É um líquido altamente poluente, que se origina dos processos de decomposição biológica, química e física dos resíduos.

Quando o solo é contaminado pelo chorume que tipo de contaminação está acontecendo?

Durante o processo de decomposição de restos de alimentos, ocorre a produção de gases e de chorume, que é um líquido extremamente poluente e com forte odor. O chorume infiltra o solo, causando a sua contaminação, além de atingir o lençol freático (água subterrânea).

Quais são as classificações dos resíduos sólidos?

A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.

Qual é a classificação do lixo?

O lixo pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).

Como acontece o processo de formação do chorume?

A formação do chorume é o resultado da decomposição bacteriana da matéria orgânica. Além de gerar um mau cheiro típico, ele se infiltra no solo contaminando o lençol freático e os rios.

Quais os problemas que o chorume pode provocar?

Os metais pesados presentes no chorume têm uma forte tendência de acúmulo nas cadeias alimentares. Se utilizadas na irrigação e consumo de carne de animais afetados (peixes, por exemplo), as águas contaminadas por chorume podem causar doenças em comunidades inteiras.

Qual a função do lençol freático?

A água subterrânea delimitada pelo lençol freático apresenta pouca perda ocasionada pelo processo de evaporação. Além disso, auxilia os rios a não transbordarem, absorvendo o excesso de água proveniente das chuvas.

Quais são os lençóis freáticos?

Os lençóis freáticos são reservatórios subterrâneos de água doce, onde a chuva que se infiltra no solo fica armazenada a uma profundidade relativamente pequena ...

Quais são as consequências do chorume?

Consequências do chorume O chorume possui importante relevância em relação a poluição das águas, sendo que a presença deste afeta a qualidade das águas dos mananciais de superfície e os subterrâneos. O chorume polui os solos nos locais nos quais infiltra, mas também as águas subterrâneas.

Postagens relacionadas: