O que o bicho mineiro causa no café?
Índice
O que o bicho mineiro causa no café?
O prejuízo mais imediato do bicho-mineiro é a queda de produção. Resultados de pesquisa da Embrapa mostraram os danos da praga podem acarretar uma queda de até 67% de folhas do cafeeiro, na época da primeira florada, podendo provocar redução no momento da colheita de aproximadamente 50%.
Como é feito o monitoramento do bicho mineiro?
Monitoramento do bicho-mineiro Na amostragem de folhas é importante que a lavoura seja dividida em talhões homogêneos, posteriormente pode iniciar o monitoramento escolhendo plantas ao acaso no talhão e coletando o 3° ou 4° par de folhas, com caminhamento em zigue-zague para melhor representatividade da área.
Quais são os fatores que afetam o nível populacional do bicho mineiro no cafeeiro?
As condições Page 8 meteorológicas que influenciam negativamente a densidade populacional são a precipitação, temperatura e a umidade relativa do ar (REIS e SOUZA, 2002). Outro fator que também influencia na densidade populacional do bicho-mineiro é a densidade de plantio adotada na lavoura.
Como combater o bicho mineiro do café?
Parte importante do manejo preventivo do bicho-mineiro, a realização do monitoramento constante da lavoura é uma estratégia que gera bons resultados para quem produz. Além disso, o uso de um inseticida que aja de forma assertiva enriquece as boas práticas de manejo para o cafeeiro.
Como combater a larva minadora nas plantas?
Para o controle desta praga, deve-se retirar as folhas mais atacadas e realizar a aplicação de uma calda de pimenta, alho e fumo orgânico. A calda deve ser aplicada a cada 7 dias, nas horas mais frescas.
Como aplicar Durivo?
Utilizar pulverizador costal manual ou tratorizado adaptado para a aplicação em solo limpo em ambos os lados da planta, aplicando um volume de calda de 50 mL/planta para pulverização costal e 1 L/ha para aplicação tratorizada. A aplicação poderá também ser feita via água de irrigação por gotejo (quimigação).
O que causa cercosporiose?
Ela é uma doença causada pelo fungo Cercospora coffeicola BerK. & Cooke, fungo necrotrófico, que invade as células e as matam, nutrindo-se das mesmas.