Qual mecanismo de ação dos antifúngicos?

Índice

Qual mecanismo de ação dos antifúngicos?

Qual mecanismo de ação dos antifúngicos?

O mecanismo de ação destes fármacos baseia-se na inibição da esterol-14-α-desmetilase, um sistema enzimático microssomal dependente do citocromo P450, prejudicando a síntese do ergosterol na membrana citoplasmática e levando ao acúmulo de 14-α-metilesteróis.

Onde os antifúngicos agem no fungo?

Antifúngicos azólicos (com exceção da abafungina) inibem a enzima lanosterol 14 α-demetilase, a enzima necessária para converter lanosterol em ergosterol. A depleção de ergosterol na membrana de fungos leva à danos estruturais e funcionais, levando à inibição do crescimento fúngico.

O que é ergosterol no fungo?

O ergosterol é um componente da membrana celular dos fungos e alguns protozoários, exercendo funções semelhantes às do colesterol em células animais.

Qual a diferença de cetoconazol e itraconazol?

O cetoconazol é um antifúngico com mais de 30 anos de mercado, que pode ser encontrado sob a forma de comprimidos, creme, pomada ou shampoo. Esse antifúngico pertence ao grupos do azóis, a mesma família de antifúngicos do fluconazol e do itraconazol.

Quais os efeitos colaterais dos antifúngicos?

Efeitos gastrintestinais são os mais frequentes, incluindo náusea, dor abdominal, vômitos e diarreia. Alterações de função hepática também podem ocorrer.

Como o cetoconazol funciona?

O cetoconazol comprimido é indicado para o tratamento de certas infecções graves na pele causadas por fungos (especificamente, micose do couro cabeludo, candidíase mucocutânea crônica, foliculite por Malassezia), quando outros tratamentos não forem tolerados ou eficazes. 2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Como tratar as infeções fúngicas?

Antifúngicos: Tratamento das infeções fúngicas Histórico 1939 Griseofulvina isolada 1949 Nistatina (poliênico) isolada 1956 Anfo-B isolada 1962 5-FC atividade antifúngica 1970s Primeiros azóis (imidazóis) no mercado 1981 Cetoconazol entra no mercado 1987

Qual o espectro de ação da fungicida?

Amplo espectro de ação Fungicida Baixo custo Formulação Tópica e Endovenosa Efeitos adversos: Agudos - febre, calafrio, vômito, náusea, cefaléia Crônicos - Nefrotoxicidade (50% dos pacientes), anemia, efeito neurotóxico.

Qual a importância dos fungos ambientais?

Importância dos fungos Ambiental: Decompositores e reciclam matéria orgânica –fungos saprofíticos (degradação de celulose) Doenças em plantas e animais Produtores de toxinas (Ex. aflatoxina de Aspergillussp.) Indústria farmacêutica –produtores de antibióticos (penicilina), imunossupressores (ciclosporina) e hormônios (esteróide)

Postagens relacionadas: