O que é o conhecimento para Platão?
Índice
- O que é o conhecimento para Platão?
- Como conhecimento era visto por Platão e Aristóteles?
- Como se dá o conhecimento para Aristóteles?
- O que Platão ensinou a Aristóteles?
- Como é conhecida a teoria do conhecimento platônica?
- Como Platão colocava a questão do conhecimento?
- Quais as diferenças de pensamento sobre a política de Platão para Aristóteles?
- Como é possível o conhecimento verdadeiro?
- Quem foi Platão e Aristóteles?
- Qual o grau de conhecimento de Platão?
- Como nasceu Aristóteles?
- Qual a tese de Aristóteles?
O que é o conhecimento para Platão?
Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras.
Como conhecimento era visto por Platão e Aristóteles?
Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocinio e indução. ... Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
Como se dá o conhecimento para Aristóteles?
Para Aristóteles, todo conhecimento principia com os sentidos ou as sensações (aisthesis), de maneira que não há “nada no intelecto que não estivesse antes nos sentidos”: a sensação, portanto, não é o engano ou a mentira, como dizia Platão.
O que Platão ensinou a Aristóteles?
A teoria de Aristóteles, de forma geral, é uma refutação ao seu mestre. Enquanto Platão era a favor da existência do mundo das ideias e do mundo sensível, Aristóteles defendia que poderíamos captar o conhecimento no próprio mundo que vivemos. Quando Platão morreu, em 347 a. C.
Como é conhecida a teoria do conhecimento platônica?
A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais.
Como Platão colocava a questão do conhecimento?
Segundo Platão, diante de questões como estas, só podemos aceitar que o conhecimento é recordação daquelas idéias que foram gravadas em nossas almas quando habitaram o mundo celestial. O conhecimento em Platão é, portanto, reconhecimento. A teoria da reminiscência vem, assim, sustentar a teoria do mundo das formas.
Quais as diferenças de pensamento sobre a política de Platão para Aristóteles?
Os sofistas Diferenças: Aristóteles recusava o autoritarismo da utopia platônica por considera-la impraticavel e inumana. Recusa a sofocracia que atribue poder ilimitado a uma parte apenas do corpo social, os mais sábios. Alegando que a exclusão hierarquiza demais a sociedade. Enquanto que Platão acreditava nela.
Como é possível o conhecimento verdadeiro?
Só é possível conhecer quando há uma apreensão do objeto pelo sujeito, quer dizer, quando o sujeito é capaz de representar mentalmente o objeto de conhecimento. ... O conhecimento verdadeiro deve, necessariamente, concordar com o objeto.
Quem foi Platão e Aristóteles?
Platão e Aristóteles – A Teoria das Ideias. Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia antiga. Nascido em Atenas no ano de 428/427 a.C. oriundo de família aristocraticamente respeitada. Foi um dos responsáveis construtores dos alicerces da filosofia clássica.
Qual o grau de conhecimento de Platão?
Platão acreditava que o conhecimento tinha que descrever a realidade, o que tornava necessária a sua aplicação e comprovação no mundo real com a antecipação de uma realidade futura. Platão ainda identificava quatro graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocínio e indução.
Como nasceu Aristóteles?
Aristóteles nasceu em Estagira, na Península da Macedônia, no ano de 384. Filho de Nicômaco que exercia o ofício de médico. Aristóteles, assim como Platão, nasceu em uma família abastada e, logo tomou gosto pela racionalização devido ao intenso relacionamento com seu pai.
Qual a tese de Aristóteles?
Idéia que segundo ele é inata e todos tem a mesma fonte do que seria a justiça. Já a tese formulada por Aristóteles permite essa diferença, pois as idéias não são assimiladas por todas as pessoas na mesma fonte, pois a fonte é a experiência e nem todos tem as mesmas experiências.