Quais as etapas nas quais pode haver regulação da expressão gênica?
Índice
- Quais as etapas nas quais pode haver regulação da expressão gênica?
- O que é um elemento de resposta como os elementos de resposta fazem a expressão coordenada dos genes eucarióticos?
- Quando ocorre a síntese de proteínas?
- Qual o papel do RNA e a síntese de proteínas?
- Quais são as funções das proteínas?
- Como é feita a síntese do DNA?
Quais as etapas nas quais pode haver regulação da expressão gênica?
A expressão dos genes eucarióticos também é regulada através de várias etapas pós-transcricionais, como o encadeamento alternativo do pré-RNAm, o controle da estabilidade do RNAm e o silenciamento do RNAm.
O que é um elemento de resposta como os elementos de resposta fazem a expressão coordenada dos genes eucarióticos?
10) O que e um elemento de resposta? Como os elementos de resposta causam a expressão coordenada de genes eucarióticos? Resposta: São sequências de DNA regulatórias em comum nos promotores ou acentuadores.
Quando ocorre a síntese de proteínas?
Nesse processo ocorre a transcrição dos nucleotídeos dessa região em uma molécula de RNA (ácido ribonucleico), que irá direcionar a síntese proteica em um processo denominado de tradução. A molécula de RNA que carregará essa informação até o local onde ocorrerá a síntese de proteínas é denominada de RNAm (RNA mensageiro).
Qual o papel do RNA e a síntese de proteínas?
O RNA e a Síntese de Proteínas O papel do RNAt e das sintetases do aminoacil-RNAt O emparelhamento códon-anticódon O papel do RNAm e dos ribossomos Etapas da Síntese de Proteínas
Quais são as funções das proteínas?
Há milhares de proteínas diferentes, e elas apresentam funções específicas que dependem do número e tipos de aminoácidos presentes e de sua estrutura tridimensional. Dentre suas funções, podemos destacar: papel estrutural, catalisação de reações químicas, defesa e movimento.
Como é feita a síntese do DNA?
Na molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) estão contidas todas as informações genéticas do indivíduo, assim, para que a síntese de uma determinada proteína seja realizada, é necessário que a região específica do DNA onde está contida essa informação seja decodificada.