O que é drenagem na fonte?

Índice

O que é drenagem na fonte?

O que é drenagem na fonte?

A drenagem na fonte é o primeiro passo para contribuir para o amortecimento da vazão de água pluvial e evitar que problemas aconteçam posteriormente. Atualmente, alguns destes dispositivos citados acima situam-se no interior dos lotes e possuem, além da função de permitir a infiltração, função paisagística.

Quais são as vantagens das medidas de controle na fonte no sistema de drenagem?

Para evitar problemas decorrentes das inundações, as alternativas de controle para a rede de drenagem pluvial possuem dois objetivos principais, o controle do aumento da vazão máxima e a melhoria das condições ambientais.

O que é controle da fonte?

Controle na Fonte: “Redução e retenção do escoamento pluvial antes de ingressar na micro-‐drenagem.”

O que é um Plano Diretor de drenagem?

O plano diretor de drenagem urbana, segundo Tucci (1997), tem o objetivo de “planejar a distribuição da água no tempo e no espaço, controlar a ocupações das áreas de riscos de inundações e convivência com enchentes em áreas de baixo risco”.

O que são poços de infiltração?

Poço de infiltração: Consiste na execução de um poço similar a uma cisterna, revestido por tubos de concreto perfurados ou tijolo em crivo, além de fundo em agregados graúdos para permitir a infiltração do volume de água pluvial escoado para seu interior (REIS, 2005).

Quais os métodos modernos de controle de drenagem?

O controle da drenagem na fonte pode ser executado através de planos de infiltração e trincheiras, pavimentos permeáveis ou detenção. O princípio é manter a vazão pré-existente, não transferindo o impacto do novo desenvolvimento para o sistema de drenagem.

Que tipo de intervenções é possível fazer para minimizar os efeitos de inundações em áreas agrícolas?

Existem várias formas de minimizar as inundações em áreas centrais, entre elas se encontram: pavimento permeável, calçada ecológica drenante, aumento do sistema de drenagem e obras de reaproveitamento da água pluvial em residências e áreas institucionais.

Qual a diferença entre medidas estruturais e não estruturais para o controle de inundações?

As medidas estruturais são aquelas que modificam o sistema fluvial evitando os prejuízos decorrentes das enchentes, enquanto que as medidas não-estruturais são aquelas em que os prejuízos são reduzidos pela melhor convivência da população com as enchentes.

Quem é responsável pela drenagem urbana?

Secretaria do Meio Ambiente - quando no município o órgão responsável pelo serviço de drenagem urbana for esta secretaria.

Quais fatores devem ser considerados em um plano diretor de drenagem urbana?

Um Plano Diretor de Drenagem Urbana deve buscar: (i) planejar a distribuição da água no tempo e no espaço, com base na tendência de ocupação urbana compatibilizando esse desenvolvimento e a infra-estrutura para evitar prejuízos econômicos e ambientais; (ii) controlar a ocupação de áreas de risco de inundação através de ...

Postagens relacionadas: