Como é obtido industrialmente o cloro?

Índice

Como é obtido industrialmente o cloro?

Como é obtido industrialmente o cloro?

O cloro é produzido industrialmente por dois métodos distintos: ... O processo de produção do cloro/soda consiste na passagem de uma corrente elétrica em salmoura de cloreto de sódio, obtendo-se como resultado o cloro (Cl2), a soda (NaOH) e o hidrogênio (H2).

Como foi obtido o cloro pela primeira vez?

O cloro foi obtido pela primeira vez mediante o tratamento de ácido clorídrico (HCl) com dióxido de magnésio, reação efetuada por Carl Wilhelm Scheele, no século XVIII. Humphry Davy determinou, em 1810, a composição do ácido clorídrico, presente nas secreções estomacais responsáveis pelo processo de digestão.

O que reage com cloro?

Primeiramente, o cloro reage com o hidrogênio presente na água e neste momento ocorre uma liberação de oxigênio, esta reação acaba por matar as bactérias por oxidação.

Quantas camadas possui o cloro?

camada de valência Com auxílio de uma tabela periódica, pode-se concluir que o cloro é um halogênio do grupo 3 e possui 17 elétrons na camada de valência. Fazendo a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling, teremos o seguinte: 1s22s2 2p63s2 3p5.

Onde se encontra o cloro?

O cloro pode ser encontrado na natureza combinado com outros compostos, principalmente na forma de cloreto de sódio e, também, em outros minerais. Apesar da sua forma gasosa, pode ser encontrada comercialmente sob as formas de gel, em pó ou sólida assemelhando-se a sal grosso.

Qual o método de obtenção em maior quantidade do gás cloro?

O cloro é obtido principalmente ( mais de 95% da produção ) a partir da eletrólise do cloreto de sódio, NaCl, em solução aquosa, denominado processo de cloro-álcali.

Qual o subnível mais energético para o átomo de cloro?

Subnível mais energético = 3p5; Subnível mais externo = 3p5.

Quantas camadas tem o hidrogenio?

Como exemplo das ligações ocorridas em razão dos átomos presentes na camada de valência, estão o Oxigênio, que possui 6 elétrons na última camada e o Hidrogênio, que possui 1 elétron na ultima camada.

Quando descobriu o cloro?

No século XVIII o químico sueco Carl Wilhelm Scheele, descobriu o cloro por meio do tratamento do dióxido de manganês com ácido clorídrico, quando ao observar que desprendeu-se um gás durante reação , mas foi no ano de 1910 quando o químico britânico Davy, provou que este se tratava de um elemento químico, quando de sua pesquisa da ...

Por que a adição de cloro não é recomendável para o consumo?

Como todos sabem, a água encontrada em rios não é recomendável para o consumo sem antes passar por um tratamento prévio, e graças à adição de cloro é possível eliminar todos os microorganismos patogênicos e tornar a água potável, ou seja, própria para o consumo. Então vamos conhecer um pouco mais sobre este elemento:

Qual o uso mais comum do cloro?

O mais comum é o uso do cloro como desinfetante, bactericida e clareador. Um exemplo clássico é o hipoclorito de sódio de uso doméstico, que é amplamente usado para limpeza em geral e como alvejante para roupas, pisos e objetos amarelados.

Qual a invenção para aperfeiçoar o preparo de cloro?

Documento da Secretaria dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Brasil sobre invenção para aperfeiçoar o preparo de cloro (1892).

Postagens relacionadas: