Como o conhecimento é considerado instrumento de poder Segundo Foucault?

Índice

Como o conhecimento é considerado instrumento de poder Segundo Foucault?

Como o conhecimento é considerado instrumento de poder Segundo Foucault?

Portanto, apresentamos as seguintes questões: como o conhecimento é considerado instrumento de poder, segundo Foucault? ... Percebemos que o poder está imbricado nos discursos e comportamentos daqueles que estão na escola. Bernstein (1996) e Ball (1994) apontam a influência das teorias de Foucault em seus trabalhos.

Qual é a relação do currículo com o poder?

O Currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. ... O currículo é um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder.

Como podemos pensar as instituições escolares tendo Foucault como referência?

Para Foucault, a escola é uma das "instituições de seqüestro", como o hospital, o quartel e a prisão. ... Com o advento da Idade Moderna, tais instituições deixam de ser lugares de suplício, como castigos corporais, para se tornarem locais de criação de "corpos dóceis".

O que é a escola para Foucault?

Filosofia continental Influence and reception of Friedrich NietzschePós-estruturalismo Michel Foucault/Escolas

Qual a concepção de poder para Michel Foucault de alguns exemplos?

Diz Foucault: “O poder não se dá, não se troca nem se retoma, mas se exerce, só existe em ação; (...) o poder não é principalmente manutenção e reprodução das relações econômicas, mas acima de tudo uma relação de força” (FOUCAULT, 2004, p. 175).

O que é relação de poder para Foucault?

Foucault rompe com as concepções clássicas deste termo e define o poder como uma rede de relações onde todos os indivíduos estão envolvidos, como geradores ou receptores, dando vida e movimento a essas relações. Para ele, o poder não pode ser localizado e observado numa instituição determinada ou no Estado.

Porque o currículo é considerado um elemento de poder?

No currículo é instaurado um conhecimento de caráter científico, objetivo e indiscutível, portanto legítimo, como se espelhasse a realidade e não uma visão de realidade. Ele é resultado das disputas pelo poder, apresentando modos de pensar e de produzir o mundo, construindo hegemonias.

O que é um currículo no processo Ensino-aprendizagem?

O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. ... Ou seja, que define os conteúdos essenciais que todos os estudantes devem aprender.

Quais são as considerações apresentadas por Michel Foucault e suas relações com a escola?

Um crítico da instituição escolar, Foucault ressalta que nas escolas a disciplina é moldada a partir de uma distribuição dos indivíduos no espaço utilizando técnicas para obter um sujeito cada vez mais submisso.

Como Foucault avalia o papel do discurso nas instituições modernas?

Para analisar os discursos, segundo a perspectiva de Foucault, precisamos antes de tudo recusar as explicações unívocas, as fáceis interpretações e igualmente a busca insistente do sentido último ou do sentido oculto das coisas – práticas bastante comuns quando se fala em fazer o estudo de um "discurso".

Qual é a prática do currículo?

Sendo um ambiente social, tem um duplo currículo, o explicito e o formal, o oculto e informal. A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores.

Qual é o currículo oculto?

Para Silva, o currículo oculto é “o conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte explícita do currículo, mas que são implicitamente ensinados através das relações sociais, dos rituais, das práticas e da configuração espacial e temporal da escola”.

Quais são os conceitos operados por Foucault?

A contestação e a revisão de conceitos operadas por Foucault criaram a necessidade de refazer percursos históricos. Não é sobre os governos e as nações que ele concentra seus estudos, mas sobre os sistemas prisionais, a sexualidade, a loucura, a medicina etc. Três fases se sucederam em sua obra.

Qual foi a obra de Foucault?

Por ter proposto abordagens inovadoras para entender as instituições e os sistemas de pensamento, a obra de Foucault tornou-se referência em uma grande abrangência de campos do conhecimento. Em seus estudos de investigação histórica, o filósofo tratou diretamente das escolas e das idéias pedagógicas na Idade Moderna.

Postagens relacionadas: