Porque o câncer é tão perigoso?
Porque o câncer é tão perigoso?
São a chave da vida e da morte. São elas também as culpadas pela mais temida das doenças do nosso tempo: o câncer. O câncer faz parte do processo natural da vida. Na espreita, dentro de nós, os genes que ativam o câncer esperam por mutações que possam acordá-los e desenvolver a doença.
Como o câncer leva à morte?
Uma das características mais violentas do câncer é que as células anormais se multiplicam “além de seus limites normais”, de modo que podem invadir partes adjacentes do corpo ou se espalhar para outros órgãos. Esse processo é chamado de “metástase” e é a principal causa de morte por câncer, afirma a OMS.
É possível ter dois tipos de câncer ao mesmo tempo?
É importante que todos que tiveram a doença saibam que é possível ter um outro (novo) câncer, mesmo após ter se curado do primeiro, isso é denominado de segundo câncer. Um segundo câncer é um novo tipo de câncer que não está relacionado com o primeiro diagnóstico. É um tipo completamente diferente de câncer.
Como o câncer pode afetar o seu cérebro?
Cérebro e problemas no sistema nervoso: o câncer pode pressionar os nervos próximos e causar dor e perda de função de uma parte do seu corpo. Um câncer que envolve o cérebro pode causar dores de cabeça e sintomas como fraqueza em um lado do seu corpo; Metástase: com o avanço do cancro, ele pode se espalhar para outras partes do corpo.
Por que você não pode se ver como vítima do câncer?
Em primeiro lugar, o paciente não pode se ver como vítima do câncer, porque toda vítima se enfraquece. “Isso te deixa numa situação de menos valia”, explica. Além disso, Vera convida o paciente para ser um participante ativo do seu processo de tratamento e busca pela cura.
Quanto tempo deve-se acumular para o câncer?
Não está claro quantas mutações deve-se acumular para o câncer a se formar. É provável que isso varie entre os tipos de câncer. O câncer pode levar décadas para se desenvolver. É por isso que a maioria das pessoas é diagnosticada com câncer aos 65 anos ou mais.
Por que você está preocupado com o câncer?
Se você não tem quaisquer sinais ou sintomas, mas está preocupado com o risco de câncer, converse sobre suas preocupações com o médico. Pergunte sobre quais exames e procedimentos de rastreio do câncer são apropriados para você. Comece por ver um clínico geral se você tiver quaisquer sinais ou sintomas que você se preocupe.