Como funciona o câncer no organismo?
Como funciona o câncer no organismo?
O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.
O que acontece quando uma célula se torna câncer?
Em vez de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células anômalas. As células cancerosas também podem invadir outros tecidos, algo que as células normais não fazem. O crescimento fora de controle e a invasão de outros tecidos é o que torna uma célula em cancerosa.
Qual a relação entre o ciclo celular eo câncer?
A origem das células cancerosas está associada a anomalias na regulação do ciclo celular e à perda de controle da mitose. Alterações do funcionamento de genes controladores do ciclo celular, em decorrência de mutações, são relacionados ao surgimento de um câncer.
Como se forma o câncer?
Estas células malignas, multiplicam-se descontroladamente, levando à formação de tumores malignos, que podem se espalhar e alcançar outras áreas do corpo, uma situação chamada de metástase. O câncer se forma lentamente e passa por diferentes fases:
Qual a causa do câncer?
Em muitos casos, a causa do câncer ainda é desconhecida e, a doença pode-se desenvolver em qualquer tecido ou órgão espalhando-se para outras regiões do corpo através do sangue. Assim, cada tipo de câncer recebe o nome do local onde ele se encontra.
Quais fatores podem provocar o câncer?
Os fatores que podem provocar o câncer são aqueles que provocam alterações nas células saudáveis e, quando a exposição é prolongada há maior chance de desenvolver câncer. No entanto, na maioria das vezes não é possível identificar o que deu origem a 1ª mutação celular que deu origem ao câncer na pessoa.
Como se dividem as células cancerosas do homem?
Geralmente, as células saudáveis do organismo do homem, vivem, dividem-se e morrem, porém, as células cancerosas, que são aquelas que estão alteradas e que provocam o câncer, dividem-se de forma descontrolada, dando origem a uma neoplasia, que normalmente é chamada de tumor que é sempre maligno.