Qual é o meio de comunicação entre o ambiente professor e o cérebro?
Qual é o meio de comunicação entre o ambiente professor e o cérebro?
As sinapses, ou seja, as conexões entre as células nervosas que compõe as diversas redes neurais vão se tornando mais bem estabelecidas e mais complexas, à medida que o aprendiz interage com o meio ambiente interno e externo.
Quem é o cérebro do neurocientista?
Esse aparelho é formado por cérebro, medula espinhal e nervos periféricos – que são os objetos de pesquisa dos neurocientistas. Por muito tempo, a área ficou mais restrita ao aspecto biológico, ou seja, aos comandos dados pelo cérebro, transportados e executados por outras partes do organismo.
Quais são as neurociências?
As neurociências descrevem a estrutura e funcionamento do sistema nervoso, enquanto a educação cria condições que promovem o desenvolvimento de competências. Os professores atuam como agentes nas mudanças cerebrais que levam à aprendizagem (Coch e Ansari, 2009).
Como o cérebro aprende a aprender?
O nosso cérebro aprende a aprender, portanto as experiências vividas alteram a estrutura cerebral ao estimularem a formação de novas conexões neurais (redes de dendritos), ampliando a capacidade de aprendizagem da mente. O estudo é de caráter bibliográfico, com a uma abordagem qualitativa.
Como funciona a neurociência e a psicologia cognitiva?
A Neurociência e a Psicologia Cognitiva se ocupam de entender a aprendizagem, mas têm diferentes focos. A primeira faz isso por meio de experimentos comportamentais e do uso de aparelhos como os de ressonância magnética e de tomografia, que permitem observar as alterações no cérebro durante o seu funcionamento.