Como o decrescimo de fluxo sanguíneo nas artérias renais causa o aumento da secreção da renina?

Índice

Como o decrescimo de fluxo sanguíneo nas artérias renais causa o aumento da secreção da renina?

Como o decrescimo de fluxo sanguíneo nas artérias renais causa o aumento da secreção da renina?

Em resposta à diminuição do volume sanguíneo efetivo, a renina é liberada na circulação sanguínea através do aparelho justaglomerular localizado nos rins fazendo com que ela catalisa a conversão do Angiotensinogênio (AGT), liberado pelo fígado, em Angiotensina I (ANG I) que, ao entrar em contato com a Enzima Conversora ...

Como é liberada a renina?

A renina é liberada pelos rins, enquanto que a enzima conversora de angiotensina (ECA) é encontrada no endotélio vascular em vários órgãos.

O que estimula a secreção de renina?

A secreção de renina pelas células justaglomerulares é aumentada por estimulação dos nervos simpáticos renais e pelos agonistas do ß1 e reduzida pelos antagonistas de ß1, como o propranolol.

O que desencadeia a secreção de renina pelos rins?

Essa reação é captada pelos receptores que estão presentes nas arteríolas conectadas aos rins. Então, inicia-se a conversão da Pró-renina em Renina. É a estimulação dos nervos renais que aumenta a secreção da renina pelas células.

Quais as consequências que essa obstrução das artérias renais pode provocar?

O estreitamento gradual (estenose) ou o bloqueio total e súbito (oclusão) podem afetar as artérias que suprem o rim direito ou esquerdo, suas ramificações ou uma combinação deles. Pode resultar em insuficiência renal ou pressão arterial alta.

Como ocorre o controle da secreção de renina e como está modula a excreção de sódio e água no organismo?

A renina é uma enzima sintetizada pelas células justaglomerulares da córtex renal e sua secreção é controlada pela pressão sangüínea renal e concentração de sódio do fluido tubular sentida pela mácula densa e atividade nervosa simpática.

Qual papel da renina?

A renina é uma enzima muito discutida e investigada pela sua importância na regulação da pressão arterial. No entando esta enzima apresenta outras funções tais como digestiva e de aplicação industrial. ... Desde então, essa enzima, pertencente a classe das proteases, vêm sendo estudada e obtida através de vários métodos.

O que causa renina alta?

A ativação anormal do sistema renina-angiotensina, nome técnico para essa atuação em conjunto dos hormônios, costuma ocorrer quando há uma obstrução na artéria renal. A maior responsável por isso é a aterosclerose, um entupimento provocado pelo depósito das placas de gordura na parede dos vasos.

Quem ativa a renina?

A renina ou angiotensinogenase é uma enzima circulante liberada pelas células justaglomerulares dos rins em resposta a uma série de estímulosidade fisiológicos e provoca a ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona.

O que estimula a produção de aldosterona?

A renina, uma enzima produzida nos rins, controla a ativação do hormônio angiotensina, que estimula as glândulas adrenais a produzirem aldosterona.

Como ocorre uma redução do fluxo sanguíneo?

Uma redução do fluxo sanguíneo leva a um acúmulo de substâncias vasodilatadoras (principalmente cininas e prostaglandinas) que, por sua vez, provocam aumento do fluxo sanguíneo. O contrário também é verdadeiro, ou seja, um aumento do fluxo promove uma drenagem maior de substâncias vasodilatadoras diminuindo a vasodilatação do vaso.

Qual o fluxo sanguíneo por um vaso?

O fluxo sanguíneo por um vaso é determinado por dois fatores: a diferença de pressão entre as duas extremidades do vaso e a resistência vascular periférica, portanto, Q = DP/R (ou, como ela é mais apresentada, Pressão Arterial = DC x RVP).

Quando a hipertensão renal ainda não repercutiu no sanguíneo?

Quando a hipertensão renal ainda não repercutiu nos vasos sanguíneos, é mais difícil flagrá-la, mas não impossível. “Um ultrassom abdominal de rotina pode detectar o estado das artérias que irrigam o rim e alterações no fluxo sanguíneo para o órgão”, comenta Colombari.

Qual a substância responsável pela secreção de renina?

Secreção de renina: Esta substância é responsável pela ativação do sistema Renina-angiotensina II através da ação enzimática sobre a reação de transformação de angiotensinogênio em angiotensina I, que por sua vez transforma-se em angiotensina II sob ação da enzima conversora de angiotensina (ACE) que também atua hidrolizando a bradicinina.

Postagens relacionadas: