Qual a relação entre as instituições disciplinares e o poder?

Índice

Qual a relação entre as instituições disciplinares e o poder?

Qual a relação entre as instituições disciplinares e o poder?

Na sociedade de controle Foucault define duas formas de poder: o poder disciplinar, que se aplica ao corpo por meio das técnicas de vigilância e das instituições punitivas; e o poder ao qual ele denomina de biopoder, que se exerce sobre a população.

Como o poder disciplinar atua dentro da prisão?

O poder disciplinar é com efeito um poder que, em vez de se apropriar e de retirar, tem como função “adestrar”; ou sem dúvida adestrar para retirar e se apropriar ainda mais e melhor. Ele não amarra as forças para reduzi-las; procura ligá-las para multiplicá-las e utilizá-las num todo […]

Como Michel Foucault entende o corpo a partir do poder disciplinar?

Para Foucault, as práticas disciplinares permitiriam o controle dos corpos e a sujeição de forças, impondo-lhes docilidade, utilidade e produtividade - ressalta, ainda, que houve descoberta do corpo como objeto e alvo de poder, de submissão e utilização e/ou de funcionamento e de explicação.

Onde são disciplinados os corpos Segundo Foucault?

Para ele vivemos a Era dos corpos disciplinados, onde a disciplina produz, para a modelagem e controle dos corpos, ferramentas que vão nortear todo o processo de construção do poder e normatização das condutas, adotando caracteres para sua aquisição.

O que é o poder quais são os mecanismos de poder?

O ENTENDIMENTO DOS MECANISMOS DE PODER O poder só existe quando exercido, não é uma mercadoria, é antes de tudo uma ação numa relação. O poder é múltiplo, automático e anônimo. Não se pode possuí-lo, nem usufruí-lo e/ou repassá-lo como uma propriedade. O poder é articulado em uma rede de relações.

Qual a relação entre poder e punição para Foucault?

Vigiar e punir nos mostra o poder como exercício - exercício de corpos que investem sobre outros corpos para cerceá-los, sujeitá-los, educá-los. Ao contrário de toda a tradição que identificava o poder com o Estado e com os seus aparelhos, Foucault mostra em sua obra, que o poder é plural.

Qual seria o papel da prisão na teoria foucaultiana?

A prisão devia ser um lugar de transformação do criminoso, corrigindo-o e reintegrando-o à sociedade; ... O encarceramento seria assistido e acompanhado de medidas de controle tendo em vista a readaptação definitiva do detendo, prestando-lhe suporte para sua reclassificação no seio da sociedade.

Quais são as consequências do poder disciplinar?

O poder disciplinar atinge seu objetivo por meio de simples instrumentos: o olhar hierárquico (vigilância hierárquica), a sanção normalizadora (regras e normas) e o exame.

O que é o corpo para Michel Foucault?

O corpo, para Foucault, é, portanto, elemento de sedimentação, sujeito às marcas e aos sinais físicos decorrentes de amplas séries de processos históricos, e a alma o depositante de sedimentação, de confrontação e de dinamização de uma série de campos de verdades historicamente constituídos, e em constante embate.

O que são corpos dóceis para Foucault?

Dócil, adjetivo: Que se lida com facilidade; que é fácil de ensinar e aprende facilmente; manso: cão dócil. Que assimila muito bem uma orientação; que obedece sem oferecer relutância; obediente: tinha uma filha excessivamente dócil.

Como disciplinar os corpos?

Frente a isso o poder disciplinar “individualiza os corpos por uma localização que não os implanta, mas os distribui e os faz circular numa rede de relações” (Ibid, p. 133). Intenção de criar um conjunto, com funções que se diferem, mas que se regem do mesmo modo (homogêneo), e para um objetivo comum.

Qual a função do poder disciplinar?

Poder disciplinar e suas práticas. Durante os séculos XVII e XVIII, Foucault afirma que o poder era o direito de apreensão e de confisco, seja do tempo, das vidas ou dos corpos, confisco esse que é uma entre outras funções do poder - dentre as outras, destacam-se a função de controle e vigilância. ".

Qual seria a relação entre poder e disciplina?

Dessa forma, poder e disciplina fariam parte de uma rede, onde a segunda seria responsável pelo fortalecimento da primeira - nesse entendimento, os saberes seriam dispositivos de poder, ou, segundo Foucault, “o poder-saber seus processos e as lutas que o constituem, que determinam as formas e os campos possíveis do conhecimento”.

Quais são os conceitos do corpo?

Introdução Os estudiosos do fenômeno “corpo” lançam sobre ele vários olhares, as sim como conceitos diversos. Inicialmente o corpo foi apresentado e estudado como corpo biológico e, posteriormente, também vivido como corpo cultural. Assim, o “corpo” vai s endo fabricado e educado para a vida em sociedade.

Postagens relacionadas: