Quais os problemas causados pelos raios ultravioletas do sol?

Índice

Quais os problemas causados pelos raios ultravioletas do sol?

Quais os problemas causados pelos raios ultravioletas do sol?

A exposição aos raios UV pode contribuir não só para doenças de pele como queimaduras ou câncer, mas também com doenças graves nos olhos, como a catarata e degeneração macular. De acordo com estudos científicos, 1% de diminuição na camada de ozônio pode causar um aumento de 0,7% de catarata e 4% de câncer de pele.

Porquê a radiação ultravioleta C proveniente do Sol não é preocupante para os seres humanos?

Tem mais depois da publicidade ;) Apenas a radiação UV-B oferece riscos à saúde humana, sendo que a radiação UV-A não é absorvida pela atmosfera, já a UV-C é totalmente absorvida pela atmosfera terrestre e por isso não participa das medidas feitas na superfície da Terra.

O que são os raios ultravioletas?

A radiação ultravioleta (UV) pode ser entendida como toda a radiação eletromagnética com comprimento de onda entre 2 nanômetros (nm) e de frequência maior que a luz visível. Ela possui essa denominação porque violeta é a cor de maior frequência que a visão humana consegue enxergar.

Qual a melhor proteção contra a radiação ultravioleta?

A radiação ultravioleta, ou simplesmente UV, é a mais energética entre aquelas emitidas pelo sol e por isso apresenta mais perigos para diversas formas de vida da superfície terrestre. Mas, felizmente, contamos com uma importante proteção contra os malefícios provocados pela incidência desses raios, que é a camada de ozônio(O3).

Qual a intensidade da radiação ultravioleta?

A radiação ultravioleta (UV) pode ser dividida em três, a depender de seu comprimento de onda. UV-A: 3 nanômetros (nm). Também chamada de luz negra, a radiação UV-A não é absorvida pela camada de ozônio e nem pela água na atmosfera.

Quais são os benefícios dos raios ultravioleta?

Por outro lado, a ação dos raios ultravioleta também pode apresentar benefícios à vida humana. A vitamina D, substância muito importante ao metabolismo do cálcio e do fósforo, é sintetizada pela pele somente quando há exposição aos raios ultravioleta.

Como evitar danos com raios ultravioletas?

Portanto, é importante buscar a exposição moderada, evitando os horários das 10 à 16 horas. Porém se tiver um aumento na incidência de raios ultravioletas, os danos acontecem a uma velocidade maior do que podem ser reparados, causando câncer de pele, catarata e deficiência no sistema imunológico.

Postagens relacionadas: