Qual o mecanismo de ação dos digitálicos?

Índice

Qual o mecanismo de ação dos digitálicos?

Qual o mecanismo de ação dos digitálicos?

O mecanismo de ação dos digitálicos consiste na inibição da bomba da Na/K ATPase resultando em aumento da concentração intracelular de cálcio e elevação da intensidade da interação dos filamentos de actina e miosina do sarcômero cardíaco.

Para que serve os digitálicos?

Os digitálicos ou glicosídeos cardíacos são substâncias que derivam de plantas da família da dedaleira (Digitalis sp.). Apresentam alta eficácia no tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) e remodelagem cardíaca, sendo utilizada para este fim desde o século XIX.

Qual é o mecanismo de ação dos glicosídeos cardiotônicos?

Abstract: Os glicosídeos cardioativos (GCs) são substâncias que atuam na bomba de sódio e potássio (NKA) do coração exercendo atividade inotrópica. O GC mais conhecido é a digoxina, empregado até hoje no tratamento da insuficiência cardíaca (IC).

O que é presença de digitálicos?

Os digitálicos podem reduzir as concentrações plasmáticas de renina em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada avançada, causando vasodilatação periférica. Em pacientes sem insuficiência cardíaca, os digitálicos podem aumentar a vasoconstrição.

Qual é a ação dos medicamentos Cardiotônicos?

Cardiotonicos sao substancias que, pela ação direta no coração, aumentam a forca de contração miocárdica (ação inotrópica positiva). A restauração do trabalho cardíaco promove a redução da taquicardia e a melhora da estase venosa.

Quais os cuidados de enfermagem nos Digitalicos?

Para evitar a intoxicação digitálica, a enfermagem deve: Verificar o pulso antes de cada dose de digitálico (não administrar se estiver menor que 60 bpm); Avisar o enfermeiro (a) ou o médico se houver a bradicardia; Reconhecer os sintomas de intoxicação e avisar o médico ou o enfermeiro.

O que é intoxicação digitálica porque ela acontece?

A intoxicação digitálica deve ser suspeitada quando há alterações clínicas e eletrocardiográficas características. Níveis isolados de digoxinemia não fazem diagnóstico de intoxicação. Os níveis terapêuticos são estreitos e variam de 0,5 a 0,8 ng/mL (0,65 a 1,0 nmol/L).

Postagens relacionadas: