O que o dietilenoglicol pode causar?
Índice
- O que o dietilenoglicol pode causar?
- O que o anticongelante faz no corpo humano?
- Como o dietilenoglicol é metabolizado pelo organismo humano e qual a substância que provoca intoxicação e pode levar ao óbito?
- Como age o Monoetilenoglicol?
- O que é veneno anticongelante?
- Quando usar anticongelante?
- Porque o metanol é perigoso?
- Qual a diferença entre Monoetilenoglicol e etilenoglicol?
O que o dietilenoglicol pode causar?
O dietilenoglicol - substância anticongelante de uso muito comum na indústria e altamente tóxica para ser humano - que foi encontrada em duas garrafas da cerveja Belorizontina e pode estar associado a uma doença misteriosa em Minas causa uma intoxicação grave do organismo que pode levar a morte.
O que o anticongelante faz no corpo humano?
A ingestão desse anticongelante é perigosa porque, no corpo humano, ele sofre uma reação de oxidação que o transforma em ácido oxálico (C2H2O4). Aí é que começam os problemas. O ânion oxalato (C2O42-) combina-se com os íons cálcio do sangue, formando um precipitado.
Como o dietilenoglicol é metabolizado pelo organismo humano e qual a substância que provoca intoxicação e pode levar ao óbito?
"Isso significa que uma pessoa de 80 quilos tem que ingerir 80 gramas para ser fatal. A quantidade é muito alta", argumenta. Mas, temos que lembrar que o dietilenoglicol é metabolizado no fígado gerando outros compostos como 2-hidroxietoxi-acetaldeido e ácido 2-hidróxi-acético", afirma.
Como age o Monoetilenoglicol?
O MEG (também conhecido como monoetilenoglicol ou etilenoglicol) garante que o sistema de arrefecimento trabalhe com temperatura e pressão adequadas.
O que é veneno anticongelante?
Os anticongelantes são compostos químicos que se adicionam aos líquidos para reduzir seu ponto de solidificação (ponto de fusão), logrando desta forma que a mistura resultante se congele a uma temperatura mais baixa.
Quando usar anticongelante?
Para que um aquecimento excessivo do motor não resulte numa avaria dispendiosa é preciso extrair esse calor. É para isso que serve um sistema de arrefecimento fechado, composto por um ou mais radiadores e por uma bomba com a função de fazer circular o anticongelante quando existe essa necessidade.
Porque o metanol é perigoso?
O efeito tóxico do metanol resulta da sua metabolização em aldeído fórmico e deste em ácido fórmico. O grau de intoxicação depende da quantidade ingerida, que pode variar de 20 ml a 60 ml.
Qual a diferença entre Monoetilenoglicol e etilenoglicol?
A principal diferença é o nível de toxicidade. O dietilenoglicol é mais tóxico para os seres humanos. Ou seja, se uma pessoa consome a mesma quantidade das duas substâncias, o dietilenoglicol causará mais problemas do que o monoetilenoglicol. Ambos são metabolizados no fígado.