Quando o diodo conduz?
Índice
- Quando o diodo conduz?
- Como funciona um diodo de junção?
- Para qual lado o diodo conduz?
- Por que quando um diodo está inversamente polarizado não conduz corrente elétrica?
- O que é um diodo de junção?
- O que é um diodo semicondutor de junção?
- Como é constituído o diodo?
- Como é fabricado o diodo?
- Como pode ser encontrado o diodo?
- Quais são as aplicações do diodo?
Quando o diodo conduz?
Como já sabemos, o diodo somente conduz a corrente elétrica quando tem seus terminais diretamente polarizados: ânodo no positivo da fonte e cátodo no negativo.
Como funciona um diodo de junção?
O que é e como funciona um Diodo de Junção? ... Ao juntarem-se, as lacunas do lado P atraem o elétron que está sobrando no lado N, equilibrando o diodo, já que, segundo as leis da física, cargas opostas atraem-se. Tal ato chama-se recombinação.
Para qual lado o diodo conduz?
Entenda como um diodo funciona. Se o lado positivo de uma fonte de tensão estiver conectado ao terminal positivo do diodo (o ânodo), e o lado negativo estiver conectado ao terminal negativo do diodo (o cátodo), o diodo conduzirá a corrente.
Por que quando um diodo está inversamente polarizado não conduz corrente elétrica?
A junção PN A primeira delas é a região P, uma região com lacunas, que poderiam ser preenchidas com elétrons. ... Entretanto, quando inversamente polarizada, os elétrons não conseguem atravessar a região de depleção, fazendo com que a junção PN impeça a passagem de corrente elétrica.
O que é um diodo de junção?
O diodo de junção é um elemento básico para quase todos os dispositivos semicondutores que usam uma junção P-N. A maioria dos dispositivos semicondutores usados em componentes eletrônicos modernos utiliza junções P-N como sua estrutura fundamental.
O que é um diodo semicondutor de junção?
Um diodo semicondutor consiste numa junção de uma camada de semicondutor tipo n com outra de semicondutor tipo p. Num semicondutor tipo n, os portadores de carga — ou seja, as partículas que participam da condução elétrica — são elétrons livres, enquanto, num semicondutor tipo p, são buracos livres, de carga positiva.
Como é constituído o diodo?
Deste modo, o diodo permitirá a passagem da corrente elétrica somente nos momentos de semiciclo positivo. O diodo é constituído por materiais semicondutores como por exemplo, o silício e o germânio, que são fundidos para criar uma junção PN. Nessa junção PN o P representa a polaridade positiva e o N a polaridade negativa.
Como é fabricado o diodo?
O diodo é fabricado com silício ou germânio com uma junção de duas partes dopadas de formas diferentes. Dessa forma, cada uma dessas duas regiões terá características um pouco diferentes.
Como pode ser encontrado o diodo?
Outra forma em que pode ser encontrado o diodo é através da junção PN polarizada diretamente. Ao contrário do exemplo anterior, esse ligará o polo positivo da bateria com o lado positivo do diodo e o negativo com o negativo. Assim, na prática, haverá uma repulsão da corrente e dos elétrons presentes no diodo.
Quais são as aplicações do diodo?
Aplicações do diodo. Existem milhares de aplicações para esse componente, mas algumas das mais conhecidas são: Pontes retificadoras; Evitar correntes reversas que podem danificar componentes; Iluminação LED; Reguladores de tensão (diodos zener) Fotos-diodo; Está difícil aprender Eletrônica?