O que a diabetes pode causar no coração?
Índice
- O que a diabetes pode causar no coração?
- Quem tem diabetes tem coração?
- Por que a diabetes causa fraqueza?
- Qual fármaco não será uma escolha adequada para o controle do diabetes na paciente com insuficiência cardíaca?
- Como o diabetes causa infarto?
- Quem tem problema de coração pode tomar metformina?
- Como se trata o diabetes?
- Quais são os fatores de risco para o diabético?
- Qual o tratamento mais indicado para o diabetes?
- Como o diabetes pode ser controlado?
O que a diabetes pode causar no coração?
O diabetes é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como: infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e entupimentos das artérias, especialmente das pernas e pés, além de formação de aneurismas – dilatação de um vaso sanguíneo.
Quem tem diabetes tem coração?
Como o diabetes e doenças cardiovasculares estão associados? Os níveis elevados de açúcar no sangue podem lesionar as paredes dos vasos sanguíneos, provocando o estreitamento deles. Essa condição pode comprometer o funcionamento de órgãos importantes do organismo, como o cérebro e o coração.
Por que a diabetes causa fraqueza?
“O diabetes é uma doença que atrapalha a utilização de açúcar (glicose) pelas células. Há um aumento da quantidade de glicose no sangue, mas a quantidade dentro das células é reduzida e por isso a fome e a fraqueza são aumentadas.
Qual fármaco não será uma escolha adequada para o controle do diabetes na paciente com insuficiência cardíaca?
As tiazolidinedionas, incluindo a rosiglitazona, podem causar ou exacerbar IC sendo que não são recomendadas para nenhum paciente com IC sintomática.
Como o diabetes causa infarto?
O diabetes é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose, o depósito de gordura na parede dos vasos sanguíneos, que é a principal causa de infarto do miocárdio.
Quem tem problema de coração pode tomar metformina?
No Brasil, a metformina é contra-indicada para pacientes com insuficiência cardíaca (IC), renal e hepática. No entanto, segundo um novo estudo publicado no Annals of Internal Medicine, seu uso está associado com menor mortalidade em pacientes com IC crônica, doença renal crônica e cirrose.
Como se trata o diabetes?
Conhecido por desequilibrar os níveis de açúcar no sangue, o diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pela incapacidade de produzir insulina – hormônio essencial para o controle do açúcar – ou por uma disfunção que não permite ao organismo usar a substância de uma maneira adequada.
Quais são os fatores de risco para o diabético?
Os fatores de risco presentes no organismo do diabético podem levar ao desenvolvimento da aterosclerose, que é a formação de placas de gordura nas paredes das artérias, causando a obstrução da passagem sanguínea que leva oxigênio e nutrientes ao coração, ocasionando a angina e, no caso do rompimento de uma dessas placas, o infarto ...
Qual o tratamento mais indicado para o diabetes?
Tratamentos como esse, somados a hábitos saudáveis, como exercícios e alimentação equilibrada, são importantes para o controle do diabetes e podem garantir uma boa qualidade de vida ao paciente. Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).
Como o diabetes pode ser controlado?
Embora não tenha cura, o diabetes pode ser tratado e controlado. Após análise do quadro, em geral, o portador do mal é aconselhado pelo médico a adotar hábitos de vida mais saudáveis e também pode ter de recorrer a medicamentos que auxiliam no controle do açúcar no sangue.