Como o estoicismo e o epicurismo entendiam o prazer?

Índice

Como o estoicismo e o epicurismo entendiam o prazer?

Como o estoicismo e o epicurismo entendiam o prazer?

epicurismo: O Epicurismo era hedonista e identificava o prazer coma felicidade já o Estoicismo considerava o prazer como uma paixão e como tal pregava a liberação deste.

Como o estoicismo trata a questão do prazer?

Características do estoicismo Indivíduo deve negar os sentimentos externos; O prazer é indiferente ao homem sábio; Universo governado por uma razão universal natural; Valorização da apatheia (indiferença);

O que o estoicismo defende?

O estoicismo defende a ideia de que o universo decorre temporalmente por ciclos que se repetem quando os astros regressam às suas posições primordiais; cada ciclo é chamado grande ano. ... Para alcançar este fim, o sábio deve renunciar às suas paixões; a esta renúncia chamam os estoicos ataraxia ou apatia.

Qual era a relação do epicurismo E a felicidade?

Segundo Epicuro, para ser feliz seria necessário controlar os nossos medos e desejos de maneira que o estado de prazer seja estável e equilibrado, com um consequente estado de tranquilidade e de ausência de perturbação.

O que é a felicidade Segundo o helenístico o estoicismo e o epicurismo?

Para o epicurismo, a felicidade reside em afastar os medos que nos trazem infelicidade (como o medo dos deuses e da morte), descrer no destino, habituar-se a uma vida simples, buscar o prazer e evitar a dor com prudência, submetendo-o ao exame e à reflexão. ...

O que é o prazer racional na filosofia de Epicuro?

A racionalidade do prazer em Epicuro é evidenciada pelo fato de ele afirmar que só aquele que ama a sabedoria pode atingir o verdadeiro prazer, só aquele que vive a ataraxia consegue se desprender dos excessos e viver o prazer de forma saudável.

Qual é a principal ideia do estoicismo?

O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.

O que é o verdadeiro prazer para Epicuro?

O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa medida e não dos excessos. É a própria Natureza que nos informa que o prazer é um bem.

Quais são as características do estoicismo?

Características do estoicismo O aspecto mais conhecido dessa escola de pensamento é sua perspectiva ética baseada na indiferença (ataraxia, em grego). Nela a filosofia é entendida como um exercício e não como uma atividade meramente intelectual.

Será que o estoicismo é metafísico?

O estoicismo, então, tem uma base determinista. Mas é um determinismo metafísico. É diferente do determinismo marxista, que é antimetafísico ou materialista.

Quais são os fundamentos do epicurista?

Além da busca por prazeres moderados, outros fundamentos são considerados importantes os epicuristas. Para atingir a plena tranquilidade, é indicado que o epicurista busque o prazer imediato em cada ação que realiza, sem se perturbar com qualquer tipo de aflições ou angústias terrenas que possam, de alguma forma, levantar algum tipo de preocupação.

Postagens relacionadas: