Quais são os benefícios do flúor?

Índice

Quais são os benefícios do flúor?

Quais são os benefícios do flúor?

Além de remineralizar os dentes sistematicamente e topicamente, o flúor também ajuda a prevenir cáries, afetando as bactérias na placa e dificultando a produção dos ácidos que causam deterioração.

Qual a função do flúor na cavidade bucal?

Segundo o profissional, o flúor ajuda a fortalecer o esmalte dentário do processo de desmineralização, ou seja, a perda de minerais, por conta dos alimentos ácidos, como vinagre, suco de laranja, refrigerante, entre outros, que consumimos no dia a dia.

Qual o mecanismo de ação do flúor?

As bactérias metabolizam o açúcar presente nos alimentos e produzem o ácido lático, que atuam sobre o esmalte dos dentes mais frágeis, produzindo a cárie. O flúor possui dois mecanismos de atuação no combate à cárie: sobre o hospedeiro (dente), tornando-o mais resistente ou sobre o metabolismo das bactérias.

Quais são os malefícios do flúor?

Rondó explica que essa quantidade já pode causar reações no organismo. Entre elas, cólicas e dores abdominais, aftas na boca, perda de apetite, náuseas, fraqueza, perda de peso e até mesmo vômitos com sangue.

Como o flúor é aplicado no cotidiano do profissional de saúde bucal?

A técnica de aplicação do flúor é feita pelo dentista, e pode ser realizada de diversas formas, entre elas, o bochecho da solução, a aplicação direta de verniz de flúor, ou com o uso de moldeiras ajustáveis com gel.

Posso adicionar flúor aos dentes?

Ele pode ser adicionado aos dentes de modo sistêmico ou tópico. Sistêmico refere-se à alimentação, por exemplo, e tópico, à aplicação de verniz ou gel diretamente no dente. Se o paciente fizer uso excessivo de flúor, poderá desenvolver fluorose dentária, que é identificada por meio de pequenas manchas nos dentes.

Como funciona o flúor dental?

O flúor dental se combina com os minerais dos seus dentes para formar um esmalte mais forte e resistente a ácidos. Quando os ácidos produzidos pela placa bacteriana em seus dentes começam a dissolver os minerais no esmalte do dente, ocorre um processo chamado desmineralização.

Por que o fluoreto é um esmalte dentário?

Em outras palavras, esse produto nada mais é do que um verniz com fluoreto à base de resina em sua composição. A aplicação desse produto, no entanto, faz parte de um tratamento que conta com uma substância parecida com o cálcio, que é colocada no dente de maneira a fortalecer a camada de esmalte dentário.

Qual o flúor do creme dental?

E nesse ritual o creme dental sempre foi parte fundamental, já que, além de ajudar na remoção de placa bacteriana, contém flúor. O flúor é um elemento químico da família dos halogênios, um mineral encontrado facilmente na natureza, por toda a crosta terrestre.

Postagens relacionadas: