Onde e como o glicerol é metabolizado?
Índice
- Onde e como o glicerol é metabolizado?
- Qual é o destino do glicerol?
- Como o ácido graxo é metabolizado?
- Como é possível converter carboidratos em lipídios?
- O que é o glicerol?
- Qual é o destino do acetil-CoA?
- Qual o destino do glicerol e dos ácidos graxos?
- Qual o destino do ácido graxo e do glicerol no jejum?
- Como e onde se dá a ativação do ácido graxo?
- Onde acontece a absorção dos ácidos graxos?
- Qual a forma de produção do glicerol?
- Quais são as reações de glicerol e triglicerídeo?
- Por que o glicerol está presente em todos os óleos e gorduras?
- Qual a nomenclatura do glicerol?
Onde e como o glicerol é metabolizado?
O glicerol é metabolizado principalmente no fígado, devido à presença da enzima glicerol quinase, que é responsável pela fosforilação deste, transformando-o em glicerol-3-fosfato (Figura 1).
Qual é o destino do glicerol?
O glicerol proveniente da degradação dos triglicerídeos é metabolizado no fígado, onde é convertido a diidroxiacetona fosfato, um intermediário da glicólise e da gliconeogênese; assim, dependendo do estado fisiológico do organismo, o glicerol tanto pode participar da glicólise hepática, quanto servir como substrato ...
Como o ácido graxo é metabolizado?
Os ácidos graxos são metabolizados dentro da mitocôndria. Os ácidos graxos de cadeia pequena (12 ou menos carbonos) entra livremente na mitocôndria. Os ácidos graxos com mais de 12 carbonos precisam ser transportados ativamente para dentro da mitocôndria associados à CoA e pela via da carnitina.
Como é possível converter carboidratos em lipídios?
Os ácidos graxos necessários para produzir triglicerídeos vêm da digestão dos alimentos gordurosos que você come, mas também podem ser produzidos no organismo a partir dos carboidratos que você ingere. Essa conversão de carboidratos em ácidos graxos é a base da lipogênese.
O que é o glicerol?
Glicerol ou propanotriol (IUPAC, 1993) é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente (25 °C), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. O nome origina-se da palavra grega glykos (γλυκός), que significa doce.
Qual é o destino do acetil-CoA?
A Acetil-CoA participa como intermediário do ciclo de Krebs, pois ao condensar-se ao oxaloacetato, forma o citrato. É neste ciclo que o acetil-CoA será totalmente oxidado a CO2, paralelo a produção de coenzimas reduzidas.
Qual o destino do glicerol e dos ácidos graxos?
O glicerol é oxidado à diidroxiacetona fosfato. A diidroxiacetona fosfato faz parte na seqüência da glicólise. Esse composto pode ser convertido em glicogênio no fígado e tecidos musculares ou em ácido pirúvico, o qual entra no Ciclo de Krebs. Já os ácidos graxos têm como “destino” a β-oxidação.
Qual o destino do ácido graxo e do glicerol no jejum?
Os ácidos graxos livres são metabolizados no fígado e tecido periférico via beta-oxidação em acetil CoA; o glicerol é utilizado pelo fígado para a síntese de triglicerídios ou neoglicogênese.
Como e onde se dá a ativação do ácido graxo?
A ativação do ácido graxo Esta reação é catalisada pela acetil-CoA sintase. A reação pode ter lugar na mitocôndria. Este é o caso para os ácidos graxos de cadeia curta, que podem difundir-se através da membrana daquela organela. ... A reação é acompanhada por hidrólise de uma molécula de ATP em AMP e pirofosfato.
Onde acontece a absorção dos ácidos graxos?
Absorção lipídica Os ácidos graxos de cadeia curta podem ser absorvidos no estômago, embora a maior parte da absorção de gorduras ocorra apenas no intestino delgado .
Qual a forma de produção do glicerol?
Formas de produção (síntese) do glicerol O glicerol é, na realidade, um subproduto de reações de saponificação de óleos ou gorduras para a formação de sabões e detergentes ou de reações de transesterificação para a produção de biodiesel. Em ambas as reações utiliza-se um mesmo regante, o triacilglicerídeo (um triéster):
Quais são as reações de glicerol e triglicerídeo?
O glicerol é, na realidade, um subproduto de reações de saponificação de óleos ou gorduras para a formação de sabões e detergentes ou de reações de transesterificação para a produção de biodiesel. Em ambas as reações utiliza-se um mesmo regante, o triacilglicerídeo (um triéster): Fórmula estrutural de um triglicerídeo
Por que o glicerol está presente em todos os óleos e gorduras?
O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oleico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol.
Qual a nomenclatura do glicerol?
A Glicerina ou glicerol, como também é conhecido é o nome comercial do composto de nomenclatura IUPAC propano 1,2,3- triol.Este é um composto fundamental dentro do sistema metabólico de diversos microorganismos.