Como age a insulina e o glucagon?

Índice

Como age a insulina e o glucagon?

Como age a insulina e o glucagon?

A ação da insulina é antagônica à ação do glucagon. Entretanto, quando os níveis de glicose caem, entra em ação o glucagon, que garante a liberação da glicose que está armazenada no corpo. A insulina garante a redução dos níveis de glicose, enquanto o glucagon garante o aumento de glicose no organismo.

Como funciona o mecanismo do glucagon?

Desse modo, o mecanismo do glucagon, como o mecanismo da insulina, participa da regulação da concentração sanguínea de glicose, mas com uma diferença: o mecanismo do glucagon é especialmente ativado durante o exercício intenso e os períodos de destruição, pois ambos agem no sentido de baixar a glicose sanguínea.

Como funciona o glucagon no pâncreas?

Já o glucagon, produzido pelas células alfa do pâncreas, atua no aumento dos níveis de glicose no sangue. Dessa forma, ele ajuda a evitar problemas de saúde como a hipoglicemia (queda da taxa de glicose no sangue). Este conteúdo foi útil?

Qual a ação da insulina e do glucagon?

A ação da insulina e do glucagon ocorre com o intuito de manter a homeostase da glicose na corrente sanguínea, no entanto, eles possuem ação antagônica. A insulina atua estimulando a utilização da glicose e o seu armazenamento no fígado e músculos (síntese do glicogênio).

Qual o efeito do glucagon no fígado?

Segundo, o glucagon, aumenta a glicogênese (conversão de proteína em glicose) pelo fígado. Exerce esse efeito, em sua maior parte, pela ativação do sistema enzimático das células hepáticas responsáveis por esse processo.

Postagens relacionadas: