O que faz uma política fiscal contracionista?

Índice

O que faz uma política fiscal contracionista?

O que faz uma política fiscal contracionista?

Política fiscal contracionista Os mecanismos são inversos aos da política expansionista. Eles consistem em: Reduzir os gastos do governo para desacelerar a produção. Aumentar os impostos para que as pessoas não consumam tanto e as empresas invistam menos, consequentemente desloca a demanda agregada (contração).

Quais são os objetivos da política cambial?

A política cambial representa todas as ferramentas utilizadas pelo Banco Central (BACEN) para traçar um valor da moeda brasileira frente às moedas de outros países, como é o caso do dólar norte-americano. Dessa forma, é a política cambial que normatiza o regime de câmbio.

Quais são as consequências de uma política fiscal contracionista?

É importante destacar, no entanto, que uma política fiscal contracionista baseada em aumento de taxação pode levar a um aumento de preços no primeiro momento. Os empresários podem repassar o aumento de custos ocasionado pela maior taxação para os seus consumidores, o que eleva os preços.

O que é a política fiscal e qual sua principal função?

Política fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos.

Postagens relacionadas: