Como o governo pode estimular ou desestimular a economia?

Índice

Como o governo pode estimular ou desestimular a economia?

Como o governo pode estimular ou desestimular a economia?

2a Questão (Ref.: 201501585289) Através dos instrumentos de política fiscal - gastos e tributos - como o governo pode estimular ou desestimular a economia? Sua Resposta: Aumento ou redução de impostos. Aumento ou redução dos gastos públicos.

É uma medida de política fiscal que visa estimular o crescimento da economia?

A política fiscal expansionista busca exatamente aumentar os gastos do governo e reduzir os impostos para contribuir com o avanço da economia. Alguns economistas recomendam este tipo de política de gastos para que um país vença recessões.

O que é uma política fiscal e como pode ser usada para o controle do desemprego na economia?

Política Fiscal é a manipulação dos tributos e dos gastos do governo para regular a atividade econômica. Ela é usada para neutralizar as tendências à depressão e à inflação. É o Estado, nas suas funções, fazendo uso de sua política de gastos – despesa pública ou de tributação – receita pública.

Como o governo pode controlar a inflação?

Como o governo pode controlar a inflação? O controle da inflação passa por medidas de aperto fiscal e monetário. Ou seja, gastos públicos mais baixos, impostos mais elevados e juros mais altos.

Qual a relação entre o governo e a política fiscal?

A economia de um país depende de um equilíbrio e é isso que cria e torna a relação entre ela e a Política Fiscal tão importante. Quando pensamos no funcionamento de um governo, assim como acontecem nas empresas, controlar a entrada de recursos e o pagamento de custos operacionais é essencial.

Como funciona a política fiscal?

Com o objetivo de gerir as finanças dos governos, a política fiscal é normalmente usada para neutralizar as tendências tanto à recessão quanto à inflação. Um cenário de recessão ocorre quando a economia de um país perde a sua força. Isto se materializa, por exemplo, em uma queda do PIB.

Será que o governo quiser lutar contra a inflação?

O custo mais elevado também faz com que as empresas produzam menos (crescimento baixo). Se, nessas condições, o governo quiser lutar contra a inflação utilizando aperto fiscal e monetário, a recessão pode ser aprofundada.

Postagens relacionadas: