Como sair de um contrato de fiador?
Índice
- Como sair de um contrato de fiador?
- Como o fiador pode se proteger?
- Como faço para tirar o nome do fiador do Fies?
- Como o fiador deixará de ser fiador?
- Qual a desobrigação do fiador no contrato de aluguel residencial?
- Como o fiador pode responder pelo pagamento do aluguel atrasado?
- Qual o mecanismo legal que proteja o fiador?
Como sair de um contrato de fiador?
Sugere-se que a comunicação do fiador ao locador seja feita por escrito, preferencialmente formalizando-a por meio de envio de Notificação Extrajudicial, que pode ser entregue pessoalmente ou via correio, com Aviso de Recebimento, para que fique comprovada a data de entrega do documento.
Como o fiador pode se proteger?
O fiador tem como se defender, mas ele não pode se negar a uma obrigação que ele assumiu lá no princípio. O que acontece, na maioria dos casos de fiança, é que o fiador: “não se preocupa – na realidade, ele” não tem nem consciência do tamanho da obrigação que ele assumiu.
Como faço para tirar o nome do fiador do Fies?
Para deixar de ser fiador do FIES é preciso providenciar uma carta de exoneração no aditamento. No Fundo de Financiamento Estudantil, o fiador cumpre seu papel por tempo indeterminado, ou seja, durante todo o período de pagamento da dívida.
Como o fiador deixará de ser fiador?
O advogado Ricardo Pereira Giacon, do escritório MPMAE Advogados, explica que basta o fiador comunicar ao locador que deixará de ser corresponsável pelo pagamento do aluguel. “Esse comunicado é uma simples notificação de que ele vai deixar de ser fiador”, explica.
Qual a desobrigação do fiador no contrato de aluguel residencial?
A mudança facilitou a desobrigação do fiador no cumprimento de seu papel em algumas circunstâncias no contrato de aluguel residencial. Vamos abordar cada uma delas a seguir.
Como o fiador pode responder pelo pagamento do aluguel atrasado?
De maneira geral, o fiador tem como único dever responder pelo pagamento do aluguel atrasado, quando todos os meios de cobrança do valor estiverem esgotados. Ou seja, a partir do momento em que o locatário deixa de pagar o aluguel, o locador pode exigir o pagamento por meio de ação de despejo.
Qual o mecanismo legal que proteja o fiador?
“Nesse caso, não existe nenhum mecanismo legal que proteja o fiador”, afirma Giacon. De maneira geral, o fiador tem como único dever responder pelo pagamento do aluguel atrasado, quando todos os meios de cobrança do valor estiverem esgotados.