Como o glifosato age nas plantas?

Índice

Como o glifosato age nas plantas?

Como o glifosato age nas plantas?

A molécula de glifosato age na planta através do bloqueio da enzima 5-enolpiruvato- shiquimato-3-fosfato sintase (EPSPS), que faz parte da via de biossíntese de aminoácidos aromáticos essenciais para o desenvolvimento da planta.

Onde o glifosato é usado?

Herbicida mais utilizado no mundo atualmente, o glifosato foi descoberto pela Monsanto em 1970. O defensivo é usado para eliminação de ervas daninhas na agricultura, agindo através do bloqueio de uma enzima que faz parte da síntese de aminoácidos essenciais para o desenvolvimento das plantas.

Por que o glifosato é absorvido pelas plantas?

Glifosato é absorvido pela parte aérea das plantas e devido às suas características físico-químicas, tem a penetração facilitada por surfactantes e sulfato de amônio. Um transportador fosfato auxilia o movimento para dentro da célula.

Por que o glifosato mata as plantas?

O glifosato mata as plantas por inibir a enzima 5-enolpiruvoil-shikimato-3-fosfato sintetase (EPSPS), que sintetiza os aminoácidos aromáticos: fenilalanina, tirosina e triptofano. A EPSPS catalisa a reação do shikimato-3-fosfato (S3P) e do fosfoenolpurivato para formar EPSP e fosfato.

Como utilizar glifosato de maneira correta?

Como utilizar de maneira correta? As dicas se aplicam não apenas ao glifosato, mas também a outros agroquímicos disponíveis no mercado. Antes do uso, os agricultores devem ler com atenção o rótulo contido nas embalagens dos produtos para conferirem as recomendações do fabricante.

Quais os efeitos do glifosato isoladamente?

Toxicologistas têm estudado os efeitos do glifosato isoladamente, dos aditivos isoladamente e das formulações. Análises toxicológicas sugerem que outros ingredientes em combinação com o glifosato podem ter maior toxicidade do que o glifosato isoladamente.

Postagens relacionadas: