Como o homem produz o espaço geográfico?
Índice
- Como o homem produz o espaço geográfico?
- Como ocorre a formação do espaço geográfico?
- Qual o impacto das intervenções humanas no espaço geográfico?
- Como se inicia o estudo de geografia?
- Como é compreendido o espaço geográfico?
- Quais são as intervenções humanas na geografia?
- Quais são os impactos das intervenções humanas?
- Como é produzido o espaço geográfico?
- Será que o que é construído pelo homem é geográfico?
- Como ocorre a transformação do espaço geográfico?
- Será que o espaço geográfico é objeto de estudo?
Como o homem produz o espaço geográfico?
Ao se apropriar da natureza e transformá-la, os seres humanos criam ou produzem o espaço geográfico, utilizando as técnicas de que dispõem, segundo o momento histórico e de acordo com suas representações, ou seja, crenças, valores, normas (direito) e interesses políticos e econômicos.
Como ocorre a formação do espaço geográfico?
O espaço geográfico reúne os resultados das atividades humanas, sendo produto e agente do processo de construção e transformação das sociedades. ... Sendo assim, o espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas antrópicas.
Qual o impacto das intervenções humanas no espaço geográfico?
O impacto das Intervenções Humanas no espaço geográfico é basicamente o de alterar o ambiente natural, positiva ou negativamente, instalando propriedades de produção agrícola e pecuária, construindo obras públicas e cidades.
Como se inicia o estudo de geografia?
A história do pensamento geográfico se inicia com os gregos, os quais foram a primeira cultura conhecida a explorar activamente a Geografia como ciência e filosofia, sendo os maiores contribuintes Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu.
Como é compreendido o espaço geográfico?
Espaço geográfico é qualquer região ou fração de espaço do planeta. ... Didaticamente, o espaço geográfico pode ser entendido como o espaço natural modificado permanentemente pelo homem por meio de seu trabalho e das técnicas por ele utilizadas.
Quais são as intervenções humanas na geografia?
Isso se dá através de atividades como o corte de árvores, o tratamento do solo, criação de animais domésticos, a construção de edifícios, estradas asfaltadas, perfuração de montanhas para a abertura de minas ou túneis, ou ainda o lançamento de resíduos orgânicos e industriais no ar, rios e mares.
Quais são os impactos das intervenções humanas?
A atividade humana está relacionada a diversos outros impactos ambientais negativos, como a erosão, redução da biodiversidade, esgotamento de recursos, poluição. Por conta disso, é necessário adotar atitudes sustentáveis e conscientes, que visam preservar a vida e minimizar a destruição do planeta.
Como é produzido o espaço geográfico?
O espaço geográfico, concebido enquanto elemento da sociedade, é produzido e correntemente transformado, apresentando diversas formas, funções e características. Ouvir: Produção do espaço geográfico. O espaço geográfico
Será que o que é construído pelo homem é geográfico?
Portanto, tudo o que é construído pelo homem é, notadamente, geográfico: hidrelétricas, cidades, campos agrícolas, sistemas de irrigação, entre outros elementos, são as construções mais visíveis do espaço geográfico. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico?
Como ocorre a transformação do espaço geográfico?
Se ao longo de um rio, por exemplo, constrói-se uma ponte, estamos provocando a alteração das paisagens locais, o que representa a expressão do espaço geográfico. Se em uma cidade adotam-se medidas de revitalização de áreas degradadas, temos aí a transformação do espaço.
Será que o espaço geográfico é objeto de estudo?
Acesso em 6 de fevereiro de 2021. A partir da informação acima, pode-se afirmar que o espaço geográfico é o objeto de estudo de qual ciência? A) Climatologia. B) Geologia. C) Geomorfologia. D) Geografia. E) Geopolítica. O estudo do espaço geográfico é fundamental para o entendimento do planeta e da sociedade em que vivemos.