Como se forma o laser?

Índice

Como se forma o laser?

Como se forma o laser?

O raio laser é formado por partículas de luz (fótons) concentradas e emitidas em forma de um feixe contínuo. Para fazer isso, é preciso estimular os átomos de algum material a emitir fótons. Essa luz é canalizada com a ajuda de espelhos para formar um feixe. A tecnologia foi criada em 1960 por Theodore Maiman.

Onde o raio laser é usado?

Em razão de suas características, o laser hoje é muito aplicado como, por exemplo, nas cirurgias médicas, em pesquisas científicas, na holografia, nos leitores de CD e DVD como também no laser pointer utilizado para apresentação de slides.

Quais tipos de lasers?

Tipos de laser

  • Lasers de gás.
  • Lasers químicos.
  • Excimer lasers.
  • Laser de estado sólido.
  • DPSS.
  • Dye Laser (Laser de corante)

Como o laser é usado na medicina?

“O laser (luz pulsada) interage e atua com determinadas estruturas da pele, como pelos, vasos e manchas, provocando sua remoção ou destruição. Ocorre também o estímulo à produção de colágeno, substância que dá sustentação e firmeza à pele, por isso melhora a qualidade do tecido cutâneo e diminui a flacidez.

Qual o conceito de laser?

A palavra laser é, na verdade, uma sigla para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que em português significa Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. ... O nome técnico para isso é feixe coerente, pois as partículas de luz adotam o mesmo comportamento e direção.

Quais tipos de meios ativos podem produzir um laser?

O meio ativo pode ser um gás (Argônio, Dióxido de Carbono, uma mistura de gases como o Hélio- Neônio), um líquido (corante) ou um sólido (cristais de neodímio, érbio, em matrizes de óxidos ou fluoretos, como o YAG ítrio-alumínio-grananda, ou ainda diodos semincondutores).

Como os lasers são usados?

Os lasers são frequentemente usados em dispositivos de comunicação e processamento de informações. Eles são frequentemente usados ​​durante experiências em campos científicos, particularmente na química. Lasers também podem ser úteis para cirurgiões e no diagnóstico e tratamento de vários tipos de câncer.

Como funciona o laser?

O funcionamento do laser baseia-se na emissão estimulada, um conceito introduzido por Einstein em 1917. Porém, o laser só foi desenvolvido em 1960, configurando-se como um tipo de radiação eletromagnética visível que tem como principais características: Monocromática: ou seja, a luz do laser apresenta somente um comprimento de onda e, ...

Qual foi o surgimento do laser?

O surgimento do laser. O primeiro laser foi produzido no ano de 1960 por Theodore Harold Maiman. Ele desenvolveu um laser de três níveis que produzia luz pulsada, porém com frequência na ordem dos milissegundos. Por isso, o ser humano enxergava como sendo uma fonte contínua de luz.

Qual a diferença entre o laser e o laser atual?

A diferença para o laser atual é que o maser produzia microondas ao invés de luz visível. Além disso, ele não tinha a capacidade de emitir ondas contínuas. O termo laser surgiu em 1959, em um artigo científico publicado por Gordon Gould e intitulado The LASER, Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation.

Postagens relacionadas: