Qual o órgão que podemos recorrer para questionar os procedimentos das empresas?
Índice
- Qual o órgão que podemos recorrer para questionar os procedimentos das empresas?
- O que é proteção do consumidor?
- Como fazer uma reclamação na defesa do consumidor?
- Tem como processar pelo CNPJ?
- O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?
- Quais são os crimes contra o consumidor?
- Como difundir a proteção dos consumidores?
- Quando foi criado o órgão público de proteção ao consumidor?
- Por que a proteção do consumidor surge no Brasil?
- Quais as diretrizes para a defesa do consumidor?
Qual o órgão que podemos recorrer para questionar os procedimentos das empresas?
PROCON: o órgão que realiza a defesa e proteção do consumidor no Brasil – PROCON MS.
O que é proteção do consumidor?
Assim, a proteção do consumidor é garantia constitucional que provê a regulação das relações econômicas e consumeristas, bem como a regulação da ordem econômica brasileira.
Como fazer uma reclamação na defesa do consumidor?
Aqui, no Consumidor.gov.br, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. É simples e fácil!
Tem como processar pelo CNPJ?
O consumidor que tiver a intenção de levar uma empresa aos tribunais deve ainda ficar atento à melhor forma de ser atendido pela Justiça. De acordo com a legislação, para causas com valores de até 40 salários mínimos, o consumidor deve buscar o Juizado Especial e estar acompanhado de um advogado.
O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?
I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.
Quais são os crimes contra o consumidor?
Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena – Detenção de três meses a um ano e multa.
Como difundir a proteção dos consumidores?
Regulamentos setoriais, normas técnicas e de Boa Prática, dentre outros, também difundiam direta e indiretamente a proteção dos consumidores.
Quando foi criado o órgão público de proteção ao consumidor?
Em 1976, pelo Governo do Estado de São Paulo foi criado o primeiro órgão público de proteção ao consumidor que recebeu o nome de Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor, mais conhecido como PROCON.
Por que a proteção do consumidor surge no Brasil?
Enquanto nos EUA e nos países europeus a proteção do consumidor surge como resultado da consolidação da sociedade afluente, no Brasil, de modo diverso, seu aparecimento é concomitante com as consequências provocadas pela industrialização das décadas de 19, seguidas de crises econômicas e sociais.
Quais as diretrizes para a defesa do consumidor?
No mesmo período, a Organização das Nações Unidas, por meio da Resolução n. 39-2, estabeleceu as Diretrizes para a Proteção do Consumidor, ressaltando a importância da participação dos governos na implantação de políticas de defesa do consumidor.