Como é feito o descarte do lixo hospitalar no Brasil?

Índice

Como é feito o descarte do lixo hospitalar no Brasil?

Como é feito o descarte do lixo hospitalar no Brasil?

O descarte do lixo hospitalar de modo geral é feito em sacos plásticos brancos, resistentes a rupturas ou vazamentos. Esses objetos são identificados com o símbolo do grupo de resíduos ao qual corresponde, conforme a classificação da ANVISA.

Como se deve descartar o lixo hospitalar?

O saco de lixo com materiais de saúde como algodão sujo, agulhas, lâminas de bisturi, entre outros itens precisam ser armazenados em um lugar seguro dentro dos hospitais e estabelecimentos de saúde para que não fiquem em contato com os funcionários e os pacientes.

Quais são os cuidados que devem ser tomados no descarte do lixo hospitalar e como esse lixo deve ser tratado?

os lixos infectantes devem ser identificados (conforme símbolo disposto na NBR-7500 da ABNT) e acondicionados em um saco branco; os sacos plásticos com lixos infectantes jamais devem ficar em contato com o chão; as carcaças de animais deverão ser acondicionadas separadamente.

Qual é o destino do lixo hospitalar?

A destinação final é a incineração ou a coleta especial para depósito em aterro sanitário.

Como deve ser feito o planejamento para uma coleta de lixo eficiente quais cuidados devemos ter?

Contato frequente com empresas de reciclagem

  1. quanto mais perto o destino do lixo reciclável, melhor, para evitar o aumento do custo do transporte do material;
  2. faça contato com os catadores existentes, que além de útil, valoriza a inclusão social;

Como deve ser feito o descarte dos lixos hospitalares?

Note que esses estabelecimentos podem ser também as clínicas veterinárias. O descarte dos lixos hospitalares deve ser feito de maneira adequada, visto a quantidade de bactérias e vírus (resíduos infectantes) que apresentam os quais podem levar ao contágio de doenças infecciosas.

Por que a construção de aterros e instalação de lixões?

Diante de todas as considerações fica evidente que a simples construção de aterros e instalação de lixões não pode ser considerada como uma solução, é preciso encontrar maneiras menos impactantes e mais eficientes em caráter ambiental e social.

Qual a legislação para o atendimento médico-hospitalar?

Basicamente, as regras são feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Clínicas, consultórios, hospitais, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos que executam atendimento médico-hospitalar devem ficar atentos à legislação, a fim de não causar danos à saúde pública.

Postagens relacionadas: