Como se pega a Tênia solium?
Como se pega a Tênia solium?
Taenia solium e Taenia saginata A Taenia solium possui como hospedeiro os suínos e, por isso, a transmissão acontece quando é ingerida carne crua de porco infectado.
O que é a teníase?
A infecção por Taenia solium (teníase) é uma infecção intestinal por tênias adultas provenientes da ingestão de carne de porco contaminada. Cisticercose é a infecção causada pelas larvas de T. solium, que se desenvolve depois da ingestão de ovos excretados nas fezes humanas.
Como a tênia vai para o cérebro?
Após três dias da ingestão dos ovos da Tênia, eles passam do intestino para a corrente sanguínea e se alojam nos tecidos como músculo, coração, olhos ou cérebro, formando larvas, conhecidos como cisticercos, que podem atingir o sistema nervoso e resultar na cisticercose cerebral ou neurocisticercose.
Qual a tênia mais perigosa para o ser humano?
Além de ser o hospedeiro definitivo, quando tem o lúmen do intestino parasitado, (de forma quase sempre benigna) causando a doença Teníase, o homem também pode se tornar hospedeiro intermediário, sendo acometido por uma doença mais grave, a Cisticercose, somente determinada pela Taenia solium.
Qual o ciclo de vida da tênia?
No Brasil, o complexo teníase-cisticercose constitui um sério problema de saúde. O ciclo de vida da tênia pode ser resumido nas seguintes etapas: Os ovos da tênia são eliminados pelas fezes de humanos contaminados.
Quais são os sintomas da teníase?
Também pode ocorrer quando o homem ou animais comem alimentos ou bebem água contaminados com fezes de portadores da tênia. Na maioria dos casos, a teníase é assintomática. Os sintomas que surgem são: dores abdominais, náuseas, vômitos, diarréias, cólicas intestinais, perda de peso e indisposição.
Como o homem pode se contaminar com carne de porco ou boi?
O homem pode se contaminar ao consumir a carne de porco ou boi contaminada pelas larvas; As larvas ao serem consumidas pelo homem, alojam-se no intestino delgado e evoluem para a forma adulta, causando a teníase; Um ser humano infectado pode eliminar milhões de ovos livres nas fezes, os quais podem sobreviver no ambiente por vários meses.