Como o mosquito se contamina com o vírus?

Índice

Como o mosquito se contamina com o vírus?

Como o mosquito se contamina com o vírus?

A fêmea do mosquito suga o sangue de uma pessoa infectada, com o vírus ativo na corrente sanguínea. Esse vírus passa por um período de incubação dentro do mosquito, que varia de 10 a 14 dias. Só depois, o Aedes aegypit começa a contaminar outras pessoas, a cada nova picada.

Como o mosquito se prolifera?

A fêmea do Aedes aegypti deposita os ovos nos criadouros, de quatro a seis vezes durante a vida. Ela pode colocar mais de 100 ovos de cada vez. Seu ciclo apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. O ovo em contato com a água eclode e libera a larva que se transforma em pupa (fases aquáticas).

Por que o vírus dengue é infectado?

Neste processo, as partículas de vírus são injetadas na corrente sanguínea da pessoa, junto com a saliva do mosquito. Na prática, um percentual muito pequeno de A. aegypti está infectado com o vírus dengue.

Por que a dengue ocorra?

Quando falamos em dengue, em geral a primeira imagem que nos ocorre é a do mosquito Aedes aegypti. Porém, é importante fazer a distinção. Para que a dengue ocorra, são necessários três componentes: o vírus que causa a doença (são quatro sorotipos), o mosquito, que transmite o vírus (chamado vetor da doença) e uma pessoa susceptível ...

Por que o Aedes aegypti não é vírus da dengue?

Do ponto de vista do mosquito, é preciso esclarecer que o Aedes aegypti nem sempre é o “vilão”: nem todos os A. aegypti transmitem a doença, porque nem todos estão infectados com o vírus da dengue. Para que a transmissão da doença aconteça, é preciso que o vetor esteja infectado e infectivo – o que são coisas diferentes.

Será que o mosquito ainda não é capaz de transmiti-lo?

Neste momento o mosquito terá o vírus em seu “estômago”, mas ainda não é capaz de transmiti-lo.

Postagens relacionadas: