Como a rotação se relaciona com a circulação geral da atmosfera?

Índice

Como a rotação se relaciona com a circulação geral da atmosfera?

Como a rotação se relaciona com a circulação geral da atmosfera?

As circulações atmosféricas são movimentos fechados do escoamento atmosféricos provocados pela conservação de massa que constringe o movimento geral da atmosfera e pelas forças de pressão e empuxo como observadas da superfície da Terra, cuja observação é feita em um referencial em rotação.

Qual a relação dos Desertos e a circulação geral do ar atmosférico?

A presença dos desertos em latitudes similares, diferentes padrões climáticos ao redor do globo, ventos alísios, jatos de altos níveis, zonas de alta e baixa pressão, todos estes itens tem a causa em comum: o padrão de circulação da atmosfera.

Como funciona a circulação da atmosfera?

O padrão da circulação da atmosfera se dá através de três células de movimentação (ver esquema abaixo), que são consequências diretas dos movimentos de rotação e de translação. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A primeira célula de movimentação é a célula tropical.

Qual a dinâmica da circulação atmosférica?

A dinâmica da circulação atmosférica é responsável, principalmente, pela variabilidade climática. Ela acontece em três níveis, chamados de “células”.

Quais fatores influenciam a circulação da atmosfera?

Este modelo, porém, desconsiderava uma série de fatores que, na circulação real da atmosfera, influem em sua dinâmica. Entre eles podemos considerar a rotação da Terra, o efeito Coriolis, a influência da topografia e as variações sazonais de energia que cada hemisfério recebe.

Qual seria o efeito da rotação terrestre?

Neste modelo, a rotação da Terra passou a ser considerada e, com ela, o efeito Coriolis. A rotação terrestre também seria responsável pela quebra das células imaginadas por Hadley em três, como pode ser visto na figura abaixo:

Postagens relacionadas: