Quais eram as principais características da abordagem educacional da escola socrática?

Índice

Quais eram as principais características da abordagem educacional da escola socrática?

Quais eram as principais características da abordagem educacional da escola socrática?

A filosofia de Sócrates, responsável por dar origem ao método socrático, tinha como princípio a construção do conhecimento ao invés da mera transmissão de ideias. ...

Que motivos você tem para usar o método socrático ou o método dos sofistas no seu dia a dia?

Resposta: Pois através do sofismo conseguimos defender e concautenar nossas ideias através da retórica, já o método socrático é deveras importante ate mais que o sofista pois, através dele aprendemos nossos valores pessoais fazendo com que você se compreenda e se conheça.

O que é o período socrático?

Período socrático – final do século V e todo século IV a. C., em Atenas. Nesse período, a Filosofia passa a investigar as questões humanas, deixando de se preocupar apenas com as questões da natureza e suas transformações.

O que Sócrates pretendia alcançar através do método socrático?

Num primeiro momento, Sócrates fazia a sondagem daquilo que se pretendia saber em relação ao assunto em questão. Através de perguntas Sócrates conduzia o diálogo até o ponto em que o outro ficava embaraçado por ver seus conceitos serem derrubados um a um. ... Era justamente isso que Sócrates fazia com o homem de Atenas.

Quais as características da escola socrática?

Ao tentar explicar a natureza das coisas reduzindo sua multiplicidade a um único princípio, eles rompem com a forma de pensamento do mundo antigo. Inauguram uma nova mentalidade baseada na razão e não mais no sobrenatural e na tradição mítica.

Qual foi a contribuição de Sócrates para a educação?

Através do método que valorize a crítica e o pensamento autônomo do aluno, Sócrates contribui para o desenvolvimento de novas metodologias na educação a distância, buscando uma formação mais humanitária e libertadora para os seus alunos.

Qual é o método de Sócrates?

Concluindo, o método de Sócrates, é um método que busca desfazer qualquer tipo de equívoco e duvidas método esse que proporciona a atividade dialética. PARA COMPREENDER MAIS…

Qual a convicção de Sócrates sobre essa prática?

Contrário a essa prática Sócrates tinha convicção de que eram os diálogos que favoreciam uma verdadeira troca de conhecimento, pois através deles os discípulos conseguiriam refletir sobre suas próprias afirmações e conclusões.

Qual é o papel da filosofia socrática?

Através dessa metáfora, Platão narra a trajetória de Sócrates na Grécia antiga e o que ele compreende como sendo o papel da filosofia. Para ele, o questionamento proposto pela filosofia socrática é a atitude que faz o indivíduo perceber-se prisioneiro a um mundo de aparências e preso a seus preconceitos e opiniões.

Quem é o principal discípulo de Sócrates?

O principal discípulo de Sócrates, Platão (c. 428-347 a.C.), em sua célebre Alegoria da Caverna (ou Mito da Caverna ), conta a história de um prisioneiro que nasceu acorrentado no fundo de uma caverna como muitos outros. Inconformado com sua condição, esse prisioneiro consegue se libertar, sai da caverna e contempla o mundo exterior.

Postagens relacionadas: