Quais as competências autocompositivas necessárias na formação do mediador?

Índice

Quais as competências autocompositivas necessárias na formação do mediador?

Quais as competências autocompositivas necessárias na formação do mediador?

Nesse sentido, estabelece‑se que a competência na mediação consiste na reunião do conhecimento da técnica autocompositiva – isto é, do saber – com a habilidade – isto é, o saber fazer – e a atitude – ou seja, o querer fazer.

Quais são as habilidades autocompositivas?

O que são habilidades autocompositivas? São habilidades que um mediador precisa possuir para conduzir a mediação, um padrão de melhoria contínua e aperfeiçoamento técnico e amadurecimento profissional. São adquiridas predominantemente por intermédio de um adequado curso de técnicas autocompositivas.

Quais são as características de um mediador?

O perfil ideal de mediador deve apresentar capacidade intelectual e emocional para interagir com qualquer tipo de pessoa e nos mais diversos conflitos. A capacidade emocional do mediador deve ser avaliada no treinamento e nos cursos para o exercício da mediação.

Que conteúdos e que habilidades devem compor a formação básica do mediador?

As habilidades do mediador

  • aplicar diferentes técnicas autocompositivas de acordo com a necessidade de cada disputa;
  • escutar ativamente a exposição dos envolvidos, utilizando técnicas de escuta ativa;
  • inspirar respeito e confiança a todos os envolvidos no processo;

Qual é o papel do mediador de conflitos?

O mediador atua como um facilitador do entendimento entre as partes em conflito, por isso, segundo o Código de Ética de Conciliadores e Mediadores Judiciais, deve agir com imparcialidade, auxiliando e estimulando as partes a desenvolverem soluções consensuais para a disputa.

Quais as habilidades de um mediador?

Um bom mediador, além de ter que manejar bem as diferentes técnicas para potencializar o diálogo entre as partes, necessita dominar alguns sinais da comunicação verbal e não verbal, ou seja, detectar o estado emotivo na voz e a sua intenção, a expressão facial e corporal de quem está falando.

Quais os requisitos legais para ser um mediador judicial?

Poderá funcionar como mediador extrajudicial (privado), portanto fora do contexto do Poder Judiciário, qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação (artigo 9º da Lei de Mediação), além de ser imparcial e respeitar os demais princípios e procedimento da mediação (artigo 2º ...

Qual a melhor maneira de treinar pessoas autocompositivas?

Assim, apesar de mais eficiente selecionar pessoas para serem treinadas como mediadores com base em suas características pessoais, as habilidades autocompositivas são adquiridas predominantemente por intermédio de cursos de técnicas autocompositivas e de treinamentos.

Qual o Curso Básico de formação em técnicas e habilidades de mediação?

Naturalmente, a prática auxilia substancialmente a internalizar o domínio destas qualidades, aliadas ao estudo contínuo que se deve ter a fim de buscar uma melhoria. Nesse sentido, o curso básico de formação em técnicas e habilidades de mediação tem o mínimo de 40 horas/aula teóricas.

Qual o perfil do mediador?

Com isso, os futuros mediadores terão uma oportunidade de experimentar e aplicar técnicas e habilidades apresentadas no treinamento. A fim de ter uma atuação efetiva, o mediador deve possuir ou desenvolver certas habilidades. Isso não significa que apenas pessoas com um perfil específico possam atuar como mediadores.

Como usar o mediador?

Cumpre frisar que o mediador pode se apropriar de diversas abordagens: narrativa, circular-narrativa, transformadora, transformativo-reflexiva ou dialógica, por exemplo. No entanto, independente de qual utilizar, espera-se que ele consiga facilitar a comunicação entre as partes.

Postagens relacionadas: