Como funciona o processo de hematose?

Índice

Como funciona o processo de hematose?

Como funciona o processo de hematose?

Hematose é a troca de gás carbônico por gás oxigênio nos alvéolos pulmonares. A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sangüíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.

O que é dióxido de carbono no sangue?

Depois que circula por todo o organismo, o sangue está pobre em oxigênio e rico em gás carbônico. Ele volta ao coração e é bombeado até os pulmões, que liberam o dióxido de carbono pela expiração.

Por que o nosso corpo precisa de oxigênio?

Bem, o nosso corpo precisa de oxigênio (O2) para poder queimar nutrientes e assim produzir energia. O sistema respiratório é responsável por absorver esse oxigênio, passar pra corrente sanguínea e ainda por cima receber o gás carbônico (CO2) e expelí-lo para o ambiente.

Como o oxigênio vai para a célula?

Uma vez dentro da célula, o oxigênio vai reagir com a glicose (dentro de uma organela chamada mitocôndria) e vai surgir a energia e o gás carbônico. A energia é aproveitada e o CO2sai da célula, vai pro sangue, pro pulmão e por fim para o ambiente.

Por que o oxigênio e o gás carbônico se ligam?

O oxigênio e o gás carbônico se ligam à hemoglobina como quando um imã atrai um prego. Essa ligação ocorre devido a uma propriedade chamada difusão (clique aqui para saber mais). Segundo a difusão, os meios tendem a se igualar, sendo assim, o meio mais concentrado ...

Como se dissolve o oxigênio no plasma?

O oxigênio se dissolve no plasma, mas como é pouco solúvel, é transportada no sangue ligado a hemoglobina. Cada molécula de hemoglobina possui quatro sítios de ligação para o O2 e a ocupação total ou parcial desses sítios depende da concentração de O2 sanguínea.

Postagens relacionadas: