Quais as principais consequências da desnaturação proteica?

Índice

Quais as principais consequências da desnaturação proteica?

Quais as principais consequências da desnaturação proteica?

Como consequência da desnaturação protéica podemos observar os seguintes efeitos: diminuição de solubilidade, perda da atividade biológica, alterações na viscosidade e coeficiente de sedimentação, etc.

Por que pode ser desnaturada uma proteína?

Uma proteína pode ser desnaturada por ação de alguns fatores externos, como, por exemplo, o calor, um meio altamente ácido ou a influência de um metal pesado. Para todos os procedimentos descritos abaixo, pode-se utilizar como solução de proteína a clara do ovo diluída em água.

Quando ocorre o processo de desnaturação proteica?

O processo de desnaturação proteica ocorre quando este meio é alterado de forma que mude a estrutura tridimensional da proteína, ...

Por que o calor pode causar a desnaturação proteica?

Mas o calor não é o único fator que pode causar a desnaturação proteica. Situações como extremos de pH, alguns solventes misturáveis com água – como álcool e acetona -, alguns solutos de ureia e cloridrato de guanidínio ou mesmo detergentes podem ser responsáveis pelo processo de desnaturação da estrutura proteica.

Por que as proteínas são desnaturadas pelo calor?

O que acontece é que na maioria dos casos e situações, as proteínas que são desnaturadas se encontram dentro de um conjunto de estados que são apenas parcialmente enovelados e pouco elucidados. E o processo pode acontecer por diversos motivos. Grande parte das proteínas pode ser desnaturada pelo calor.

Postagens relacionadas: