Quais as principais consequências da desnaturação proteica?
![Quais as principais consequências da desnaturação proteica?](https://i.ytimg.com/vi/QVmuurxpL5Q/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBOpNMyDJJlisjWbBF20A42QYKClA)
Quais as principais consequências da desnaturação proteica?
Como consequência da desnaturação protéica podemos observar os seguintes efeitos: diminuição de solubilidade, perda da atividade biológica, alterações na viscosidade e coeficiente de sedimentação, etc.
Por que pode ser desnaturada uma proteína?
Uma proteína pode ser desnaturada por ação de alguns fatores externos, como, por exemplo, o calor, um meio altamente ácido ou a influência de um metal pesado. Para todos os procedimentos descritos abaixo, pode-se utilizar como solução de proteína a clara do ovo diluída em água.
Quando ocorre o processo de desnaturação proteica?
O processo de desnaturação proteica ocorre quando este meio é alterado de forma que mude a estrutura tridimensional da proteína, ...
Por que o calor pode causar a desnaturação proteica?
Mas o calor não é o único fator que pode causar a desnaturação proteica. Situações como extremos de pH, alguns solventes misturáveis com água – como álcool e acetona -, alguns solutos de ureia e cloridrato de guanidínio ou mesmo detergentes podem ser responsáveis pelo processo de desnaturação da estrutura proteica.
Por que as proteínas são desnaturadas pelo calor?
O que acontece é que na maioria dos casos e situações, as proteínas que são desnaturadas se encontram dentro de um conjunto de estados que são apenas parcialmente enovelados e pouco elucidados. E o processo pode acontecer por diversos motivos. Grande parte das proteínas pode ser desnaturada pelo calor.