Como ocorre a excreção dos fármacos?

Índice

Como ocorre a excreção dos fármacos?

Como ocorre a excreção dos fármacos?

Excreção. A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.

O que ocorre se um fármaco estiver na sua forma ionizada no momento da excreção?

Neste processo, moléculas de ácidos e bases fracas não ionizadas sofrem a reabsorção, ao passo que as moléculas no estado ionizado são passíveis à eliminação.

Como o pH pode interferir no processo de absorção dos fármacos?

Se o fármaco estiver submetido a um pH=2, como seu pKa=2, teríamos 50% na forma iônica e 50% na forma não-iônica. Se o pH do compartimento for maior que 2, o fármaco tenderá a entrar em sua forma iônica (A-) ou protonada, sendo ela não-lipossolúvel e permanecendo, cada vez mais, ionicamente aprisionado.

Quais os fatores que influenciam na eliminação dos fármacos?

eliminação do medicamento na urina

  • Fluxo de urina.
  • Fluxo sanguíneo pelos rins.
  • A condição dos rins.

Como é feita a excreção humana?

Como funciona o Sistema Excretor. A eliminação de substâncias prejudiciais ou que estão em excesso em nosso corpo é chamada de excreção, processo que permite o equilíbrio interno do nosso organismo. ... Para eliminar essas substâncias, a excreção é realizada através da urina, da respiração e do suor.

O que é um fármaco não ionizado?

A forma não ionizada é habitualmente solúvel em lipídio (lipofílica) e difunde-se imediatamente através de membranas celulares. A forma ionizada tem baixa lipossolubilidade (mas alta solubilidade aquosa — i. e., hidrofílica) e alta resistência elétrica e, por isso, não pode penetrar facilmente na membrana celular.

Qual a importância do pH na dissolução e absorção dos fármacos?

Influência na taxa de dissolução para absorção de fármacos pelo organismo. A taxa de dissolução pode ser afetada pelo pH do meio. Bases fracas têm velocidade de dissolução diminuída em pH alto, enquanto que ácidos fracos se dissolvem mais rapidamente nestas condições.

Qual é a principal via de eliminação dos fármacos?

A filtração renal responde pela maior parte da excreção de fármacos. Cerca de um quinto do plasma que alcança o glomérulo é filtrado pelos poros no endotélio glomerular; quase toda a água e a maioria dos eletrólitos são reabsorvidas passiva ou ativamente dos túbulos renais de volta à circulação.

Como o pH influencia na absorção de fármacos?

(RANG et al., 2011) Com base nisso, este trabalho teve por objetivos verificar experimentalmente como o pH do meio influencia na absorção de um fármaco, de acordo com o seu pka, através da utilização do acetato de etila. 3 MATERIAL E MÉTODOS

Qual o pH do meio de um fármaco?

Considerando-se que a forma não ionizada de um fármaco é mais lipossolúvel que a forma ionizada, o pH do meio é um parâmetro que influencia diretamente na passagem dos fármacos através das membranas biológicas e, portanto, este parâmetro é determinante dos processos de absorção, transporte e excreção dos fármacos.

Como pode-se definir a absorção do fármaco?

Pode-se definir, resumidamente, a absorção como sendo a passagem do fármaco do local onde foi administrado para a corrente sanguínea, por sua vez, a distribuição seria caracterizada pelo transporte reversível do fármaco para outros sítios do organismo. Em ambos os casos há a necessidade de transpor a membrana plasmática.

Por que a alta reatividade do fármaco favorece a absorção?

Tal fato pode ser explicado devido a alta reatividade facilitar a complexação ou quelação do fármaco com outras substâncias químicas ou alimentos, o que faz sua massa molecular aumentar reduzindo assim a absorção.

Postagens relacionadas: