Como o pH do sangue é mantido constante?

Índice

Como o pH do sangue é mantido constante?

Como o pH do sangue é mantido constante?

O sangue humano é um sistema-tampão ligeiramente básico, ou seja, é um líquido tamponado: seu pH permanece constante entre 7,35 e 7,45. Um dos tampões mais interessantes e importantes no sangue é formado pelo ácido carbônico (H2CO3) e pelo sal desse ácido, o bicarbonato de sódio (NaHCO3).

O que diminui o pH do sangue?

Quando o dióxido de carbono se acumula no sangue, o pH sanguíneo diminui (aumento da acidez).

Como o tampão mantém o pH constante?

Quando se adiciona ácido bromídrico na solução-tampão, há um acréscimo do íon H+, que já existe no meio. Esse íon irá interagir com o ânion Br-, formando HBr. O aumento da quantidade de bromídrico desencadeará o aumento de sua ionização e a reposição dos íons Br-. Por isso, o pH permanece inalterado.

O que acontece se o pH sanguíneo diminui?

Quando o pH sanguíneo diminui (torna-se mais ácido), as partes do cérebro que regulam a respiração são estimuladas a produzir uma respiração mais rápida e profunda (compensação respiratória). A respiração mais rápida e profunda aumenta a quantidade de dióxido de carbono exalado.

Qual o pH do sangue humano?

Por exemplo, o sangue humano é uma solução-tampão ligeiramente básica, cujo pH se mantém entre 7,35 e 7,45. Já a saliva é um sistema-tampão com pH constante no intervalo de 6,8 a 7,0.

Como é possível normalizar o pH do sangue?

Em todo caso, sempre que o pH do sangue sofre alguma alteração, o corpo tenta corrigir essa alteração, com mecanismos de compensação, mas nem sempre isso é suficiente, e nos casos graves, pode haver necessidade de internamento no hospital. Mas antes disto acontecer o próprio corpo tenta normalizar o pH do meio, para manter o sangue neutro.

Qual a melhor maneira de medir o pH do sangue?

A única forma de medir o pH do sangue é através do exame de sangue chamado gasometria arterial que só é realizado quando o indivíduo encontra-se internado na UTI ou no CTI. Esse exame é feito retirando uma amostra do sangue, e seu resultado mostra o pH do sangue, o bicarbonato, e a PCO2. Saiba mais detalhes da gasometria arterial.

Como manter o pH sanguíneo?

Os dois processos estão sempre em ação para manter o controle do pH sanguíneo. Desta forma, para manter a saúde, nosso organismo tem que neutralizar a grande maioria dos ácidos produzidos a cada instante como subproduto dos processos metabólicos.

Postagens relacionadas: