Como o pH dos compartimentos biológicos afetam o processo de distribuição dos fármacos?

Índice

Como o pH dos compartimentos biológicos afetam o processo de distribuição dos fármacos?

Como o pH dos compartimentos biológicos afetam o processo de distribuição dos fármacos?

Se o pH do compartimento for maior que 2, o fármaco tenderá a entrar em sua forma iônica (A-) ou protonada, sendo ela não-lipossolúvel e permanecendo, cada vez mais, ionicamente aprisionado.

Quais fatores interferem na distribuição dos fármacos?

A distribuição é afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico- químicas da substância. Os fármacos pouco lipossolúveis, por exemplo, possuem baixa capacidade de permear membranas biológicas, sofrendo assim restrições em sua distribuição.

Quais patologias podem prejudicar a distribuição e excreção dos fármacos?

A farmacocinética é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção....Farmacocinética: Absorção, Distribuição e Destino das Drogas.
FatoresMaior absorçãoMenor absorção
Condições fisiológicasMenstruação Puerpério
Condições patológicasInflamação Ulceração QueimadurasEdema Choque

Como ocorre o processo de distribuição dos fármacos?

Após entrar na circulação sistêmica, o fármaco é distribuído a todos os tecidos corporais. Em geral, a distribuição é desigual em virtude de diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos (p. ex., decorrente do conteúdo lipídico), pH regional e permeabilidade das membranas celulares.

Quais fatores interferem na ligação entre fármacos e proteínas exemplifique?

A relação entre fração livre/fração ligada pode ser influenciada por situações onde ocorrem variações nas concentrações das proteínas plasmáticas, podemos citar as situações de hipoalbuminemia por cirrose, síndrome nefrótica, desnutrição grave e uremia; na gestação, em que há hemodiluição e em idosos, onde, muitas ...

Quais são os fatores fisiológicos que interferem na farmacocinética do fármaco?

Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.

Como a ligação à proteínas plasmáticas afeta a distribuição dos fármacos?

As drogas sofrem ligação a proteínas plasmáticas. A eficácia de uma droga é afetada pelo grau em que ela se liga a proteínas no plasma sanguíneo. Quanto menos ligante a droga for, mais eficientemente ela pode transpor as membranas celular ou se difundir.

Quando um fármaco está ligado com a albumina o que pode acontecer?

Quando dois fármacos são administrados, cada um com alta afinidade com a albumina, ocorre competição pelos sítios de ligação disponíveis.

Como a insuficiência renal afeta a excreção dos fármacos?

Em presença de insuficiência renal, fármacos e metabólitos ativos excretados fundamentalmente pelo rim podem acumular-se, ocasionando efeitos tóxicos. Para evitar tal ocorrência, são necessários ajustes nos esquemas terapêuticos.

Como os fármacos podem interferir na distribuição?

Assim como na absorção certos fatores ligados ao fármaco também podem interferir podem interferir na distribuição, como por exemplo: Carga elétrica: fármacos ionizados tem dificuldade em atravessar o endotélio vascular e assim atingir outras regiões do organismo;

Quais fatores afetam a distribuição de fármacos?

Fatores Fisiológicos: 1. Idade: afeta de forma marcante a distribuição, de modo geral, tanto a fração livre, quanto o volume de distribuição para o fármaco total e não ligado, aumentam.

Qual a distribuição desse fármaco?

Além disso, fatores como o fluxo sanguíneo, lipossolubilidade e redistribuição podem afetar a distribuição desse fármaco. Muitos fármacos devem se ligar a proteínas plasmáticas para ser transportados, ligando-se principalmente a albumina (fármacos ácidos) e a α1-glicoproteía ácida (fármacos básicos).

Qual o volume de distribuição de um fármaco?

O volume de distribuição não tem relação com o volume real do corpo ou com seus compartimentos líquidos, mas certamente com a distribuição do fármaco dentro do corpo. Para um fármaco com alta ligação tecidual, muito pouco do fármaco permanece na circulação; assim, a concentração plasmática é baixa e o volume de distribuição é alto.

Postagens relacionadas: