Como seria o molusco ancestral?

Índice

Como seria o molusco ancestral?

Como seria o molusco ancestral?

O molusco ancestral mais antigo provavelmente tinha três caracteres: Manto (ou pálio): grande área de epitélio dorsal com uma espessa cutícula com espículas calcárias que recobre a massa visceral. Pé: expansão musculosa ventral achatada e ciliada utilizada para o deslocamento rastejante ou outras formas de locomoção.

Onde os moluscos vivem?

O filo dos moluscos apresenta um grande número de espécies, ficando atrás apenas dos artrópodes. Eles podem ser encontrados em ambientes marinhos, de água doce ou terrestres.

O que o caramujo usa para se locomover?

Caracóis e lesmas locomovem-se deslizando sobre um pé. Eles secretam um fluido viscoso que ajuda o pé a deslizar.

Qual a diferença entre mexilhão e ostra?

o principal diferença entre moluscos mexilhões e ostras é que as amêijoas vivem em água doce ou salgada, com cascas duras, lisas e brilhantes, e os mexilhões vivem em água doce ou salgada, com cascas ovais e alongadas nas extremidades, enquanto as ostras vivem em água salgada, mais calcificada, concha em forma ...

Quem é o ancestral comum mais próximo dos moluscos?

Moluscos são um diverso grupo de organismos que divergem de um ancestral comum chamado 'Arquimolusco'. Sua morfologia era composta de uma concha do tipo prato (apenas uma capa), um pé macio por onde se arrastava, um simples canal alimentar e um manto.

Porque os moluscos são considerados um grupo Monofilético?

É considerado um filo monofilético, isto é, todos os seus constituintes descendem de um ancestral comum na escala evolutiva.

O que são moluscos e como eles podem viver?

Os moluscos são animais de corpo mole que, em sua grande maioria, apresentam uma concha de calcário, podendo ser externas ou internas e de cores, formatos e tamanhos variados. São animais capazes de se adaptar tanto a ambientes aquáticos como terrestres. Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral.

Quantos moluscos existem no mundo?

O filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dos Artrópodes, (cerca de 93 000 espécies viventes confirmadas e até 200 000 espécies viventes estimadas, e 70 000 espécies fósseis) e inclui uma variedade de animais muito familiares, como as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos.

Postagens relacionadas: